Pessoa

Jonathan Safran Foer

Jonathan Safran Foer nasceu em 1977, foi criado em Washington e atualmente mora no Brooklyn, em Nova York. Estudou redação criativa na Universidade de Princeton e, antes de se tornar romancista, trabalhou como vendedor d...

Jonathan Safran Foer nasceu em 1977, foi criado em Washington e atualmente mora no Brooklyn, em Nova York. Estudou redação criativa na Universidade de Princeton e, antes de se tornar romancista, trabalhou como vendedor de jóias, assistente de necrotério e ghostwriter. Seus contos foram publicados na Paris Review, e só então em 2002 veio seu primeiro livro, Tudo se Ilumina (que conta a história de um rapaz americano que, com uma velha fotografia nas mãos, viaja até a Ucrânia para encontrar a mulher que pode ter salvado seu avô dos nazistas). O romance foi apontado como a grande estréia literária dos últimos tempos por publicações prestigiadas, como a revista New Yorker. O Los Angeles Times o nomeou Livro do Ano. O Guardian também o premiou com o título de melhor estréia do ano. A Rolling Stone e a Esquire incluiram Foer em suas listas dos grandes nomes do ano. O livro já foi lançado em cerca de 25 países e ganhou uma adaptação para o cinema.

Seu segundo livro foi Extremamente Alto e Incrivelmente Perto também muito bem recebido pela crítica, no qual o principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade. Ele sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixadas numa secretária eletrônica.

Sua esposa Nicole Krauss também é escritora e um de seus livros mais famosos é A História de Amor.

Retirado de Sapo Saber a 31-03-2011

Comentários