Pessoa

Jorge António

Jorge António Pires Correia

  • PT

  • Nasceu a 08 de Junho de 1966

Jorge António (Lisboa, 8 de Junho de 1966) é um cineasta português.

Jorge António (Lisboa, 8 de Junho de 1966) é um cineasta português.

Durante os estudos secundários inicia uma actividade cineclubista e realiza uma dezena de filmes amadores em suporte 8mm e Super 8½.

Especializou-se em produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1988. Desde então está ligado ao cinema e à televisão, tendo trabalhado para Paulo Branco, Cunha Telles, Shots, Arca-Filmes, Latina-Europa, Fundação Calouste Gulbenkian, Rosa Filmes, entre outros portugueses e estrangeiros, bem como em diversos programas de televisão ( Lusitânia Expresso, Pop-Off, etc.) documentários ( Júlio Pomar, STCP, etc.), vídeos institucionais ( ISG, Acarte, etc.) e publicidade (Grupo CP, Intermarché, etc.).

Colabora em algumas publicações tais como: Cinema em Português, Cartazes de Cinema, e em outros projectos culturais em Portugal e no estrangeiro.

Em 1991 produz seu primeiro filme, o curta-metragem O funeral. Em 1993 rodou a primeira co-produção luso-angolana, O miradouro da Lua.

De 1995 a 1999 vive em Luanda, e como produtor-executivo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola produz mais de 50 espectáculos em Angola, Portugal, Polónia, Índia, Gabão, Camarões, Congo. Durante esse período realiza dois documentários dedicados à dança e ao trabalho da Companhia.

Em Portugal colabora actualmente com a produtora Cinemate e com a Produtora LX Filmes.

Adaptado de Sapo Saber a 05-08-2010

Comentários