Pessoa

José Nascimento

José Nascimento

  • PT

  • Nasceu a 19 de Setembro de 1947

José Nascimento (Lisboa, 19 de Setembro de 1947) é um cineasta português, que inicia a sua actividade na prática de documentários culturais e do cinema militante português, usando as técnicas do cinema directo.

José Nascimento (Lisboa, 19 de Setembro de 1947) é um cineasta português, que inicia a sua actividade na prática de documentários culturais e do cinema militante português, usando as técnicas do cinema directo.

Biografia


Inicia-se como realizador com filmes para a televisão ( RTP), assinando em 1973 e 1974 os programas Ensaio e Impacto, da autoria de João Martins.

Sócio fundador da Cooperativa de Cinema Experimental Cinequipa após a Revolução de 25 de Abril de 1974, com Fernando Matos Silva e João Matos Silva, é responsável por alguns programas da televisão, como Nome: Mulher e Ver e Pensar. Dedica-se à realização de documentários: Caminhos da Liberdade ( 1974), Aquilino e Mestre Zé ( 1975). Pela razão que têm ( 1976), Terra de Pão, Terra de Luta ( 1977) e Julho no Baixo Alentejo ( 1978), filmes do cinema militante português, focam as alterações sociais provocadas pela revolução, particularmente nos meios rurais.

Destinado a ser exibido na RTP (Rádio Televisão Portuguesa), realiza o documentário sobre a figura de Manoel de Oliveira, para a série Écran ( 1981), em homenagem aos cinquenta anos de actividade cinematográfica de Oliveira, integrando excertos das suas obras.

Durante alguns anos rege a cadeira de montagem de filmes na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Trabalha na área de montagem e na assistência de produção de vários filmes.

Realiza a sua primeira longa-metragem em 1986. O filme, o Repórter X, tem como personagem principal Reinaldo Ferreira (pai), famoso jornalista dos anos anos 20 que rodou também alguns filmes num estilo entre o policial e o humorístico, invulgar na época.

Realiza documentários, como Mar à Vista ( 1989), e outros trabalhos para televisão, dos quais se salienta o magazine de artes plásticas TV Artes, Dirige o seu segundo filme para cinema Tarde Demais ( 2000).

É pai do actor Francisco Nascimento. Foi casado com a actriz Rita Blanco.

Curtas metragens


NOTA: documentários culturais exibidos no programa da RTP Vamos Jogar no Totobola da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)

Adaptado de Sapo Saber a 19-08-2010

Comentários