Pessoa

Judi Dench

Judith Olivia Dench

  • GB

  • Nasceu a 09 de Dezembro de 1934

Dame Judith Olivia Dench (North Yorkshire, 9 de dezembro de 1934) é uma actriz britânica nascida na Inglaterra. Já ganhou muitos prêmios por suas atuações em teatro, televisão e cinema. Quando tinha treze anos, entrou pa...

Dame Judith Olivia Dench (North Yorkshire, 9 de dezembro de 1934) é uma actriz britânica nascida na Inglaterra. Já ganhou muitos prêmios por suas atuações em teatro, televisão e cinema. Quando tinha treze anos, entrou para a The Mount School, em York. Hoje, é patronesse da Friends' School Saffron Walden.

Em 1971, casou-se com o actor britânico Michael Williams, com quem teve uma filha, Tara Cressilda Williams (conhecida como "Finty Williams"), em 24 de Setembro de 1972. Sua filha tornou-se, mais tarde, actriz como a mãe. Judi estreou com o marido no Sitcom inglês A Fine Romance. Michael Williams morreu de câncer no pulmão aos 65 anos, em 2001.

As muitas aparições de Judi na televisão incluem As Time Goes By e a já mencionada A Fine Romance. Ela tem dirigido peças, também.

Biografia


Em sua terra natal, Judi construiu uma boa reputação, de uma das melhores actrizes da história pós- Segunda Guerra Mundial, principalmente por seu trabalho no teatro, seu maior forte em toda sua carreira.

Recebeu seu treinamento profissional no Central School of Speech and Drama em Londres, e estreou como Ophelia em Hamlet em Liverpool, em 1957. Depois, foi aparecer em várias temporadas em Oxford e Nottingham. Em 1961, entrou para a Royal Shakespeare Company e fez muitas aparições em Stratford e Londres ao longo das próximas duas décadas, ganhando vários prêmios de melhor actriz.

Judi também fez várias aparições no teatro West End e no National Theatre, ambos em Londres. Já ganhou seis prêmios Laurence Olivier. Apareceu na Broadway, também, em Amy's Room.

Chegando aos setenta anos, Judi continua a grande jóia do teatro de Londres. É várias vezes comparada e contrastada com Maggie Smith, outra grande actriz britânica da mesma geração, com quem ela apareceu em vários filmes e no palco com Breath of Life, de David Hare.

Em 1995, Judi interpretou o papel de M (Chefe do MI6) na série de filmes James Bond, aparecendo nos seguintes filmes:

Em 2004, Judi deu sua voz à personagem M para os jogos de videogame Everything or Nothing e GoldenEye: Rogue Agent. E em 2008 deu sua voz e aparência no jogo Quantum of Solace (jogo eletrônico)

Retirado de Sapo Saber a 15-10-2009

Comentários