Pessoa

Julia Stiles

  • US

  • Nasceu a 28 de Março de 1981

Julia Stiles (Nova Iorque, 28 de março de 1981) é uma actriz norte-americana.

Julia Stiles (Nova Iorque, 28 de março de 1981) é uma actriz norte-americana.

Biografia


Descendente de irlandeses, ingleses e italianos, começou sua carreira aos onze anos de idade, em uma companhia de teatro de Nova Iorque. Nessa fase, chegou a interpretar papéis de William Shakespeare. Conta-se que conseguiu entrar na companhia escrevendo uma carta para o diretor. Mais tarde, ela voltaria a interpretar Shakespeare em filmes modernizados para a "geração MTV".

Iniciou no cinema através do filme I Love You, I Love You Not, em 1996. No ano seguinte, obteve seu primeiro papel relevante em The Devil´s One, ao lado de Harrison Ford e Brad Pitt. Em 1999, atingiu o estrelato com o filme 10 Things I Hate About You, uma adaptação da obra de Shakespeare A Megera Domada. O sucesso fez dela uma das mais cobiçadas mulheres com menos de 21 anos dos Estados Unidos.

Prosseguindo em adaptações de Shakespeare, ela fez Hamlet, em 2000, confirmando seu potencial em obras dramáticas e clássicas. Em 2001, atuou em uma interessante produção de cinema ao estilo MTV: Save the Last Dance. Com isso, consolidou-se como actriz e voltou a ser considerada uma das mulheres mais belas do mundo.

Até então, porém, ela ainda não havia participado de grandes produções de Hollywood. Isso aconteceu com três filmes: The Bourne Identity , The Bourne Supremacy e The Bourne Ultimatum , ao lado de Matt Damon, respectivamente em 2002, 2004 e 2007. Sempre obteve boa repercussão da crítica. Na condição de democrata convicta, possui intensa atividade política, como, por exemplo, a defesa da legalização do aborto.

Retirado de Sapo Saber a 14-10-2009

Comentários