Pessoa

Kátia Lund

Kátia Lund

  • BR

Kátia Lund (São Paulo, 1966) é um brasileira-norte-americana directora de cinema e roteirista. Seu trabalho mais notável foi a co-direcção do filme Cidade de Deus.

Kátia Lund (São Paulo, 1966) é um Brasileira-norte-americana directora de cinema e roteirista. Seu trabalho mais notável foi a co-direcção do filme Cidade de Deus.

Filha de pais americanos que emigraram para Brasil antes do seu nascimento. Ela estudou no Colégio Maria Imaculada, escola católica em São Paulo onde ela se sobressaiu em artes. Cursou depois a Brown University onde se interessou pelo cinema. Depois de graduada magna cum laude, ela começou a trabalhar como diretora adjunta em vídeos musicais e comerciais. Tendo crescido em uma família de classe média, Kátia tinha pouco conhecimento da situação das pessoas que vivem nas favelas cariocas quando foi contratada por Spike Lee para colaborar na produção do clipe They Don't Care About Us de Michael Jackson, filmado em uma favela. Esta experiência foi determinante para que ela começasse a fazer filmes sobre os moradores desses bairros pobres para melhorar a consciência social no Brasil. Sua amizade e admiração pelo falecido traficante de drogas Marcinho VP causou bastante polémica.

Em 1996, começou a trabalhar com o documentário Notícias de uma Guerra Particular, sobre uma batalha em curso entre as favelas, com traficantes fortemente armados (muitos dos quais crianças) e a polícia do Rio de Janeiro. O filme, realizado em 1999, foi aclamado pela crítica e nomeado ao Emmy após exibição no Public Broadcasting Service. O sucesso do filme abriu-lhe as portas para direção de videoclipes de Hip-hop que lhe renderam vários MTV Video Music Awards latinos.

Em 2001, Kátia foi convidada por Fernando Meirelles para co-dirigir Palace II, um curta metragem sobre a vida de dois rapazes em uma favela. O filme ganhou vários prémios em festivais por todo o mundo. Lund e Meirelles continuaram a parceria no filme Cidade de Deus, que recebeu aclamação internacional e foi nomeado para quatro Oscar. O sucesso do filme foi o trampolim para a série de TV Cidade dos Homens, uma continuação da história contada no Palace II. Lund e Meirelles produziram a série e ela dirigiu quatro episódios.

Lund supervisiona a organização Nós do Cinema, que começou com os jovens do elenco de Cidade de Deus que são verdadeiros moradores das favelas. Nós do Cinema oferece cursos e oportunidades de emprego em filmes para crianças pobres.

Em 2005, ela dirigiu um segmento de All the Invisible Children, filme multi- cultural sobre a exploração infantil que reuniu notáveis diretores como Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo.

Retirado de Sapo Saber a 29-07-2010

Comentários