Pessoa

Kiri Te Kanawa

Kiri Janette Te Kanawa

  • NZ

  • Nasceu a 06 de Março de 1944

Dama Kiri Te Kanawa DBE (Gisborne, 6 de Março de 1944) é uma soprano neozelandesa.

Dama Kiri Te Kanawa DBE (Gisborne, 6 de Março de 1944) é uma soprano neozelandesa.

Estabelecida na Inglaterra desde 1966, quando chegou ao país optou por continuar seus estudos de canto no renomado London Opera Centre. Após várias apresentações em teatros de menor projecção, estreou com retundante sucesso na Royal Opera House ( Covent Garden) em 1971 no papel da Condessa Almaviva, na ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart. É considerada uma das melhores intérpretes de Mozart.

Prima Donna da Royal Opera House, em seu palco apresentou-se ao longo de três décadas. Foi convidada pelo príncipe Charles de Windsor, seu admirador e amigo, para cantar no seu casamento com a então Lady Di. Todos os grandes teatros de ópera do mundo a tiveram em seus palcos, notadamente o Metropolitan Opera House, de Nova Iorque que já a recebeu inúmeras vezes.

É divorciada e mãe de um casal de filhos. Ambos - como ela mesma o é - adoptados. Hoje, semi-aposentada, continua a morar na Inglaterra e dedica-se à Fundação Kiri Te Kanawa que criou em Auckland, no seu país natal, para ajudar os talentos da música erudita locais. Sua portentosa e aveludada voz, somada a uma técnica impecável e a uma presença cénica forte e carismática garantem seu nome na galeria das maiores cantoras líricas de todos os tempos.

A 28 de Junho de 2008 apresentou-se no Casino Estoril, concerto do qual um dos pontos altos foi o dueto com Mariza em Summertime.

Retirado de Sapo Saber a 05-06-2010

Comentários