Pessoa

Larry David

Lawrence Gene David

  • US

  • Nasceu a 02 de Julho de 1947

Lawrence Gene "Larry" David (Nova Iorque, 2 de julho de 1947) é actor, escritor, comediante e diretor e produtor americano. David é co-criador e criador, respectivamente, de duas das séries de televisão mais bem-sucedidas...

Lawrence Gene "Larry" David (Nova Iorque, 2 de julho de 1947) é actor, escritor, comediante e diretor e produtor americano. David é co-criador e criador, respectivamente, de duas das séries de televisão mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, Seinfeld (1989-1998) e Curb Your Enthusiasm (1999-presente).

Em 1989 Larry David juntou-se ao comediante Jerry Seinfeld para criar a Sitcom Seinfeld, onde atuou como roteirista principal e produtor executivo. O trabalho de David lhe rendeu um Emmy do Primetime para Melhor Série de Comédia, em 1993. Em 1999 criou para a HBO a série Curb Your Enthusiasm, uma sitcom amplamente improvisada onde ele interpreta uma versão fictícia de si próprio.

Após ter iniciado sem sucesso na carreira como comediante de stand-up, David rapidamente passou para a carreira na televisão, escrevendo e estrelando na série Fridays, da ABC, e fez roteiros brevemente para o Saturday Night Live, antes de fazer sucesso com Seinfeld.

Foi votado por outros comediantes como o 23.º maior comediante de todos os tempos, numa pesquisa feita pelo Channel 4 britânico ( The Comedians' Comedian, "O Comediante dos Comediantes").

Biografia


David nasceu no bairro de Sheepshead Bay, no Brooklyn, Nova York, e se formou na Sheepshead Bay High School e, posteriormente, na Universidade de Maryland, com um diploma em História (1969) e outro em Administração (1970).

Após iniciar uma carreira como comediante standup, David trabalhou como motorista de limusines e fez assistência técnica de aparelhos de televisão para pagar suas contas. De 1980 a 1982 trabalhou como roteirista para a ABC, no programa Fridays, e, de 1984 a 85, para o Saturday Night Live (SNL), da NBC. Durante seu período no SNL conseguiu escrever apenas um esquete no programa, que foi ao ar às 0h50 - o último espaço no programa. David abandonou este emprego no meio da temporada, e apareceu para trabalhar alguns dias depois, agindo como se nada houvesse acontecido. Este fato inspirou um episódio da segunda temporada de Seinfeld, chamado " The Revenge" ("A Vingança"). David conheceu as futuras estrelas do seriado durante este período de sua carreira; trabalhou com Michael Richards ( Kramer) em Fridays, e com Julia Louis-Dreyfus ( Elaine) durante seu período de um ano no SNL. David pode ser ouvindo ao fundo durante um episódio do programa, perturbando Michael McKean, quando este apresentou o programa em 1984, e também apareceu no esquete "The Run, Throw, and Catch Like a Girl Olympics", quando Howard Cosell foi o apresentador do episódio final da temporada, em 1985.

David se casou com Laurie Lennard em 31 de março de 1993; o casal tem duas filhas e vive em Pacific Palisades, Los Angeles, ( Califórnia). Como sua equivalente em Curb Your Enthusiasm—Cheryl David (interpretada por Cheryl Hines)—Laurie é uma ativista ambiental. A partir de maio de 2005 os dois passaram a contribuir para o blog de esquerda The Huffington Post. Em 5 de junho de 2007 o casal anunciou sua intenção de se separar amigavelmente. Laurie David pediu o divórcio em 19 de julho de 2007, alegando "diferenças irreconciliáveis", e pedindo a custódia conjunta das duas filhas do casal.

Carreira


Em 1989, David se juntou com o comediante Jerry Seinfeld para criar um seriado para a NBC chamado The Seinfeld Chronicles. Posteriormente rebatizado Seinfeld, o programa se tornou um dos bem-sucedidos da história da televisão americana. Larry David chegou a aparecer ocasionalmente no programa (sem aparecer nos créditos), interpretando o papel de um advogado de Frank Costanza que vestia uma capa, ou fazendo a voz de George Steinbrenner, e serviu como inspiração para o personagem de George Costanza. David abandonou Seinfeld em termos amistosos depois da sétima temporada, porém retornou para escrever o episódio final da série, em 1998.

Somente as reprises e os lançamentos em DVD de Seinfeld renderam a David cerca de 250 milhões de dólares. Foi indicado 19 vezes ao Emmy pelo seriado, e venceu duas vezes - uma por melhor série de comédia, e outra por melhor roteiro.

Jerry Seinfeld disse, certa vez, que Larry David era 90% de tudo que Seinfeld foi e é.

Em 1999, após o fim de Seinfeld, o canal HBO levou ao ar um especial de Larry David: Larry David: Curb Your Enthusiasm, um programa híbrido que usa uma história de fundo e diálogos improvisados. Antes de ir ao ar, HBO sugeriu que David a tornasse um programa seriado. O resultado foi Curb Your Enthusiasm, que foi ao ar em 2000.

O programa mostra o dia-a-dia de Larry, interpretado por ele próprio, e usa situações embaraçosas da sociedade para desenvolver uma história. Neste programa Larry conta com a participações de amigos que são actores e, tal como ele, interpretam eles próprios.

Em 2005, David foi nomeado para um Globo de Ouro por "Melhor Atuação em uma Série Musical ou Comédia" pela sua actuação no programa.

Outros projetos


David já apareceu em papéis menores em dois filmes de Woody Allen: Radio Days ( 1987) e Oedipus Wrecks ( 1989).

David também escreveu e dirigiu um filme em 1998, chamado Sour Grapes, sobre dois primos que brigam por causa de um dinheiro ganho num casino.

Retirado de Sapo Saber a 30-01-2010

Comentários