Pessoa

Leandra Leal

Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva (Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1982) é uma actriz brasileira.

Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva (Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1982) é uma actriz Brasil.

Carreira


É filha da actriz Ângela Leal. Começou no teatro aos sete anos de idade e na televisão com oito anos, quando gravou o último capítulo da novela Pantanal, em que sua mãe também trabalhava.

Graças a uma aptidão rara para interpretar personagens no cinema, teatro e TV, Leandra Leal é considerada hoje uma das maiores actrizes de sua geração, com uma carreira consistente que inclui novelas, peças e filmes de sucesso.

Foi premiada nacional e internacionalmente, com apenas 13 anos de idade, pela interpretação em A ostra e o vento, seu primeiro filme, onde contracenou com actores como Lima Duarte e Fernando Torres. Trabalhou com importantes diretores brasileiros, como Walter Lima Jr., Jorge Furtado, Murilo Salles, Paulo Cesar Saraceni, Júlio Bressane, Sergio Rezende, Moacyr Góes e José Eduardo Belmonte.

No teatro, escreveu, dirigiu e produziu a peça Impressões do meu Quarto, com Bianca Gismonti em 2005. Além de participar da montagem de Antonio Pedro do clássico nacional Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, Tartufo, dirigida por Tonio Carvalho, e Simpatia, dirigida por Renata Melo.

Como produtora, realizou vários shows no teatro da sua família — Teatro Rival — como Seu Jorge, Mundo Livre SA, Los Sebosos Postizos, Cordel do Fogo Encantado e Paula Lima.

No fim de 2008 estreou como diretora o espetáculo teatral Mercadorias e Futuro, com José Paes de Lira.

A actriz é noiva do músico Lirinha.

Retirado de Sapo Saber a 31-03-2011

Comentários