Pessoa

Leonel Vieira

  • PT

  • Nasceu a 19 de Junho de 1969

Leonel Vieira (Miranda do Douro, 1969) é um cineasta português.

Leonel Vieira (Miranda do Douro, 1969) é um cineasta português.

Começou por estudar design, história da arte e técnicas de pintura na Escola de Arte Árvore, no Porto, após o que ingressou no Curso de Cinema da Escuela Superior de Artes y Espectaculos TAI em Madrid. Logo no primeiro ano do curso trabalhou como estagiário numa média-metragem " Underground" - Sueño de Fortuna.

Concluído o curso em 1992 regressou a Portugal, começando a desenvolver o projecto A Sombra dos Abutres (1997), com argumento seu, que viria a rodar na sua província natal, Trás-os-Montes. Dificuldades de distribuição fazem com que a estreia do filme se vá adiando, pelo que aceita dirigir uma produção mais comercial (apoiada justamente por uma estação de televisão privada - SIC), Zona J (1998), sobre um caso de racismo num bairro periférico de Lisboa. O êxito de público permite a estreia de A Sombra dos Abutres, melhor acolhido pela crítica.

Para a televisão assina Ballet Rose ( RTP, 1998) - uma série sobre um escândalo de pedofilia ocorrido nos anos 60, envolvendo figuras de topo do regime salazarista - e um telefilme, Mustang ( SIC, 2000).

A Selva (2002), a partir do romance homónimo de Ferreira de Castro Um Tiro No Escuro (2005) e O Julgamento (2007), foram os seus últimos trabalhos.

Neste momento encontra-se a rodar a longa-metragem A Arte de Roubar que conta com vários actores portugueses, espanhóis e colombianos. Dos portugueses contam-se a pequena actriz Beactriz Monteiro.

Em 2008 realizou o videoclip de Rosa Branca, o primeiro single do álbum Terra, de Mariza.


Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários