Pessoa

Linda Cardellini

Linda Edna Cardellini (Redwood City, 25 de junho de 1975) é uma actriz estadunidense. Talvez seja mais conhecida pelo seu papel como Velma Dinkley no filme Scooby-Doo, a enfermeira Samantha Taggart no seriado ER e a coleg...

Linda Edna Cardellini (Redwood City, 25 de junho de 1975) é uma actriz estadunidense. Talvez seja mais conhecida pelo seu papel como Velma Dinkley no filme Scooby-Doo, a enfermeira Samantha Taggart no seriado ER e a colegial Lindsay Weir no seriado Freaks and Geeks.

Biografia


Cardellini nasceu em Redwood City, California, filha mais nova de Lorraine (nome de solteira Hernan) e Wayne David Cardellini. De ascendência italiana e irlandesa, fez sua primeira aparição pública aos 10 anos de idade, quando cantou em um jogo escolar. Depois da performance, trabalhou em várias produções escolares e começou a ter aulas de teatro. Formou-se na vizinha Mountain View, na escola católica St. Francis High School, em 1993.

Formou-se na Loyola Marymount University, em 2001, obtendo um bacharelado em Teatro.

Namorou Jason Segal, seu colega de elenco em Freaks and Geeks, com o diretor Nicholaus Goossen, de O Queridinho da Vovó (Grandma's Boy).

Cardellini recebeu seu primeiro grande trabalho em 1996 quando ela fez o papel de Sarah no sábado da ABC, Bone Chillers. Em seguida apareceu como convidada em Step by Step, Clueless, 3rd Rock from the Sun e Boy Meets World como Lauren, uma menina que se colocou em risco o relacionamento do casal no seriado. Cardellini passou o verão de 1999 na Europa como parte de uma produção itinerante, em Lancelot, uma tragédia holandesa do século XIV.

Cardellini teve o seu primeiro sucesso quando fez um dos papéis em Freaks and Geeks, durante a temporada de 1999-2000 . Como Lindsay Weir, um estudante em meio a uma crise de identidade, a actriz ganhou a resposta positiva que subseqüentemente a catapultou para a fama. Em 2002, Cardellini estrelou no adaptação de Scooby-Doo, onde deu vida ao personagem de Velma Dinkley. Repetiu o papel de Velma em 2004, em Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed. Em 2003, uniu-se ao elenco do drama médico ER, como a enfermeira Samantha Taggart, papel que desempenhou durante seis temporadas em ER, até o final do seriado.

Trabalhou em filmes como Dead Man on Campus, Legally Blonde, Brokeback Mountain e Grandma's Boy. Fez a voz de Ursula no videogame Gladius . No ano de 2007 fez a personagem Clara Forsythe na minissérie Comanche Moon.

Retirado de Sapo Saber a 24-03-2011

Comentários