Pessoa

Mandy Moore

Amanda Leigh Moore

  • US

  • Nasceu a 10 de Abril de 1984

Amanda "Mandy" Leigh Moore (10 de Abril de 1984 em Nashua, New Hampshire) é uma cantora de pop e folk, compositora e actriz. Ela cresceu na Flórida e veio para a fama na adolescência, depois do lançamento dos álbums So Re...

Amanda "Mandy" Leigh Moore (10 de Abril de 1984 em Nashua, New Hampshire) é uma cantora de pop e folk, compositora e actriz. Ela cresceu na Flórida e veio para a fama na adolescência, depois do lançamento dos álbums So Real, I Wanna Be with You, e Mandy Moore. Moore também entrou na carreira de actriz, estrelando no filme A Walk To Remember de 2002 e depois apareceu em outros filmes adolescentes e adultos. Dois de seus filmes, Saved! e American Dreamz, são sátiras onde Mandy faz vilãs.

Os antigos relacionamentos amorosos dela foram muito comentados pela crítica. Em 2007, depois de quatro anos sem lançar um CD, ela lança Wild Hope, mostrando um estilo mais adulto e se distanciando totalmente da cantora adolescente de antes. Seu trabalho mais recente no mundo da música, é o álbum Amanda Leigh, lançado em Maio deste ano.

Carreira musical


Em Dezembro de 1999, ela lançou o seu primeiro CD, So Real, com um estilo bubblegum pop, o álbum lançou em 31 no Billboard 200 e foi certificado Platina, vendendo aproximadamente 3 milhões de cópias nos Estados Unidos. Seu primeiro single, Candy, alcançou número 41 no Hot 100 da Billboard e número 2 nos charts australianos. Em 2000, foi lançado o seu 2° álbum I Wanna Be with You, com músicas do primeiro CD e algumas inéditas. O álbum também foi Platina que nem o seu antecessor, porém obteve mais sucesso no Billboard 200, estreiando em 21. O single I Wanna Be with You alcançou número 24 no Hot 100 e é o single de maior sucesso até então. No ano de 2001, foi lançado o CD Mandy Moore, com as músicas Cry, In My Pocket e Crush. O álbum lançou em número 35 nos Estados Unidos e foi certificado Ouro, vendendo aproximadamente 1 milhão de cópias. O álbum não obteve nenhum single de sucesso, apesar de In My Pocket ter alcançado número 106 na Billboard e Cry ser a música mais lembrada por estar no filme A Walk to Remember. Em 2003, foi lançado Coverage, seu CD de covers, muito aclamado pela crítica. Porém, a gravadora não deu muita atenção ao álbum e ele não emplacou, vendeu pouco mais de 700 mil cópias. Depois de não ter recebido a atenção suficiente da gravadora, laços foram partidos entre a cantora e a gravadora. Já que tinha um contrato para 6 CDs as gravadoras Epic/550/Sony BMG lançaram as compilações The Best of Mandy Moore (148 na Billboard 200) e Candy.

Pouco tempo depois, a cantora anunciou o contrato com a Sire Records (Warner Music). Porém, por causa de conflitos, ela saiu da gravadora. Em 2007 foi anunciado que ela assinou com a gravadora The Firm e em Julho do mesmo ano foi lançado o CD Wild Hope que alcançou número 30 na Billboard. O CD foi inteiramente co-escrito pela Mandy e mostra uma Mandy Moore mais madura.

Lançou no dia 26 de Maio, seu mais novo CD, o álbum, Amanda Leigh.

Cinema


Sua primeira aparição no cinema foi como a futil Lana Weinberg, antagonista do filme The Princess Diaries. Antes, ela havia feito uma dublagem no filme Dr. Dolittle 2. Em 2002, ela emplacou a carreira de actriz ao dar vida a Jamie Sullivan, no aclamado filme A Walk To Remember. Ela também participou dos filmes How To Deal, Chasing Liberty e All I Want/Try Seventeen.

Depois, ainda participou das produções Saved! e American Dreamz como vilã, fugindo do estereótipo "actriz de filmes para adolescentes".

Em 2007, participou dos filmes Because I Said So, License to Wed, Dedication e o filme a ser lançado Southland Tales, perdendo definitivamente o estereótipo adolescente.

Vida pessoal


Em 10 de março de 2009 se casou com o músico Ryan Adams, em uma cerimônia pequena e discreta que aconteceu na cidade de Savannah, na Georgia, Estados Unidos.

Retirado de Sapo Saber a 09-05-2010

Comentários