Pessoa

Manuela Moura Guedes

Manuela Moura Guedes, pseudónimo de Maria Manuela Guedes Outeiro Pereira Moniz, (Cadaval, 23 de Dezembro de 1955[1]), apresentadora de telejornais portuguesa.

Manuela Moura Guedes, pseudónimo de Maria Manuela Guedes Outeiro Pereira Moniz, (Cadaval, 23 de Dezembro de 1955), apresentadora de telejornais portuguesa.

Passou a infância em Torres Vedras, onde frequentou o Liceu Nacional de Torres Vedras. Licenciou-se em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde chegou a leccionar, como Monitora da disciplina de Teoria Geral do Direito Civil.

Inicia uma carreira na televisão, como locutora de continuidade da RTP, em 1978. Na mesma estação apresenta o Festival RTP da Canção de 1979, acompanhando Fialho Gouveia, numa altura em que ainda usava o nome de Manuela Matos. Dedicou-se também à música, editando os singles Conversa Fiada e Sonho Mau mas que não levou muita a sério. Ao mesmo tempo torna-se uma das vozes da Rádio Comercial colaborando em programas como Grafonolona Ideal e TNT - Todos No Top. O single Flor Sonhada saiu em 1981, contendo duas canções de Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho. Foram Cardos, Foram Prosas tornou-se um enorme sucesso. Põe fim à sua carreira musical em 1982 com Álibi, álbum cuja instrumentalização ficou a cargo dos GNR e cujas vendas não correram bem.

Na televisão continua no entretenimento com a apresentanção de Berros e Bocas na RTP1, ao lado do radialista Luís Filipe Barros. Na Rádio Comercial irá ainda apresentar um programa com o jornalista Henrique Garcia. Na RTP passa para a informação. Mais tarde apresentará programas como Raios e Coriscos. Colaborou com a Rádio Geste.

Passou para a TVI em 1995, tornando-se pivot do Jornal Nacional, diário informativo daquela estação. Presentemente, apresenta o Jornal Nacional - 6ªFeira.

Manuela Moura Guedes foi ainda deputada à Assembleia da República, em representação do Círculo de Lisboa, eleita como independente nas listas do Partido Popular.

É casada com José Eduardo Moniz.

Discografia


Singles

Álbuns

Retirado de Sapo Saber a 31-03-2011

Comentários