Pessoa

Merce Cunningham

MERCE CUNNINGHAM

MERCE CUNNINGHAM

Bailarino e coreógrafo norte-americano. Possui como características marcantes de sua dança, o caráter experimental e o estilo vanguardista. É responsável por mudar os rumos da dança moderna. Criou mais de 200 coreografias. Entre seus colaboradores figuram John Cage, Jasper Johns, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.

Nascido em 16 de abril de 1919, na cidade de Centralia, Estado de Washington. Seu nome de batismo é Mercier Philip Cunningham.

Aos 12 anos de idade começou a estudar dança.

Aos 16 anos, entra numa escola de teatro, onde aprende técnicas de palco.

Faltando pouco tempo para os 20 anos, sob a influência do compositor John Cage, retoma os estudos da dança.

Aos 20 anos, conhece Martha Graham, com a qual vem a se aprofundar no aprendizado da arte do dançar.

Aos 23 anos, demonstra uma evolução original com um solo, TOTEM ANCESTOR (música de John Cage).

A partir dos 24 anos, viaja com Cage, apresentando composições coreográficas e musicais.

Aos 26, põe fim a carreira de solista na Companhia de Martha Graham.

Aos 28, desenvolve para Cage a coreografia THE SEASONS; abre a própria escola e passa a ensinar método próprio.

Aos 34, funda sua companhia de dança - ainda em parceria com Cage- a Merce Cunningham Dance Company; demonstra a formatação e o amadurecimento de um estilo próprio de dançar com representações públicas das coreografias: SOLO SUITE IN SPACE AND TIME, DIME A DANCE, UNTITLED SOLO, FRAGMENTS. Essas últimas deixam claro o quão nítido estava o afastamento dos hábitos coreográficos de então(finalidade, construção e técnica).

Aos 36, apresenta GALAXY.

Aos 39, SUMMERSPACE.

Aos 40, GAMBIT FOR DANCERS AND ORCHESTRA.

Aos 45, faz a primeira turnê mundial.

Aos 49, seu trabalho é reconhecido nos USA, com seu grupo sendo oficializado como companhia residente na Brooklin Academy of Music.

Aos 50, assume a direção da Companhia de Dança Moderna de Nova York.

Aos 51, destaca-se na França com SIGNALS no Théâtre de France.

Aos 54, destaca-se na Ópera ONE DAY OR TWO.

Aos 55, cria EVENTS.

Para Cunningham, a dança se torna aparentemente um movimento natural, sem finalidade específica, em que não se buscava um encadeamento lógico de movimentos, mas explorar os elementos fornecidos pelo acaso. Cunningham contentava-se em indicar aos bailarinos as direções dos deslocamentos e os tempos das paradas. Tal formulação coreográfica era o chamado EVENT, um acontecimento único de dançar com forte ligação com o vivenciar do instante presente, do aqui e agora.

Apesar de existir um grau de liberdade elevado, as obras realizadas caracterizavam-se pela sucessão de acentos fortes e fracos (comparáveis a métrica antiga) e por uma espécie de tempo instintivo próximo do verso grego lírico ou trágico.

A música representava apenas uma acompanhamento sonoro, não tendo sido elaborada ou selecionada em função de uma harmonia com os movimentos dos bailarinos. Podendo variar da música instrumental à música eletrônica.

Ao rejeitar o contexto e a noção de obra dramática, abriu caminho para jovens coreógrafos e deu origem a duas tendências da dança moderna americana: a NOUVELLE DANSE e o POS MODERN.

Após completar os 70 anos de idade, desenvolve coreografias através do computador, no qual encontra uma ampliação nas possibilidades criadoras.

Aos 85 anos, vem ao Brasil; usa uma cadeira de rodas por causa da artrite e de uma operação no joelho, demonstra ainda muita energia ao dar aulas e preparar nova coreografia.

REFERÊNCIAS:

FARO, Antonio Jose. Pequena história da dança. RJ: Jorge Zahar, 2004.

HTTP://educaçao.uol.com.br/biografias/bailarinos.jhtm

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG65196-6011,00-O+SENHOR+DAS+SAPATILHAS.html

Retirado de Sapo Saber a 30-03-2011

Comentários