Pessoa

Milton Gonçalves (I)

Milton Gonçalves

  • BR

  • Nasceu a 09 de Dezembro de 1933

Milton Gonçalves (Monte Santo de Minas, 9 de Dezembro de 1933) é um actor brasileiro. Pai do também actor Maurício Gonçalves, casado com Oda Gonçalves desde 1966, com quem tem três filhos.

Milton Gonçalves (Monte Santo de Minas, 9 de Dezembro de 1933) é um actor Brasil. Pai do também actor Maurício Gonçalves, casado com Oda Gonçalves desde 1966, com quem tem três filhos.

Começou a carreira em São Paulo, por acaso. Em vez de ser o motorista da família para qual sua mãe trabalhou, Milton preferiu tentar a profissão de gráfico e, um dia, depois de assistir à peça A Mão do Macaco, a convite do actor Egídio Écio, saiu maravilhado. Tratou de entrar logo para um clube de teatro amador, do qual passou para um grupo profissional. Um novo director carioca procurava um actor para fazer um preto velho na peça Ratos e Homens. O director era Augusto Boal e, o grupo, o Teatro de Arena de São Paulo. "Lá encontrei Gianfrancesco Guarnieri, Flavio Migliaccio, Oduvaldo Viana e tantos outros. Estudavam história do teatro, impostação de voz, postura, filosofia, arte e política."

Com eles, Milton Gonçalves sentia-se absolutamente à vontade. Afinal, estava num grupo que não se preocupava se ele era negro ou não. Milton escreveu quatro peças, uma delas montada pelo Teatro Experimental do Negro e dirigida por Dalmo Ferreira. "Ali aprendi tudo o que sei sobre teatro. Foi fundamental para a minha compreensão do mundo."

Militante do movimento negro, Milton Gonçalves chegou a tentar a carreira política, nos anos 90, ao candidatar-se a governador do estado do Rio de Janeiro, em 1994.

Retirado de Sapo Saber a 28-08-2010

Comentários