Pessoa

Nuno Machado

Nuno Machado

  • PT

  • Nasceu a 04 de Junho de 1969

Nuno Machado (Caldas da Rainha, 4 de Junho de 1969) é um actor português.

Nuno Machado (Caldas da Rainha, 4 de Junho de 1969) é um actor português.

No seu percurso formativo passou pelo Curso de actores da Câmara municipal de Oeiras e pelo Curso de Actor/Técnica da Máscara da Companhia de Teatro Meia Preta, onde teve como professores Filipe Crawford, André Gago, Joaquim Nicolau, João Grosso, Luís Madureira e João Carneiro. Consolidou a sua formação com a participação em alguns workshops. Para além das valências e formação como actor, frequentou também o Curso Superior de Violoncelo, Curso de Musicoterapia e o Curso de Produções Áudiovisuais.

Possui uma vasta experiência em teatro, tendo já trabalhado com encenadores conceituados como André Gago, Jorge Lavelli, Herlander Peyroteo, João Brites, Mário Jorge, Luís Madureira, João Grosso, Pedro Gorgia e Carlos Curto. Entre as inúmeras peças que representou destacam-se: Boda Deslumbrante, Como Tornar-se Num Fora-da-Lei de Sucesso (em 10 Breves Lições), Victória, Victória...acabou-se a História, O Casamento de D. Manuel I, Delírios de Florbela Espanca, Os Famosos Músicos de Bremen, O Flautista de Hamelin, Corre, corre, cabecinha... e outros segredos da Avozinha, galardoada com o Prémio de Público nos Círculos Internacionais de Teatro de Aveiro e ainda "Claribombo"

No cinema integrou o elenco dos filmes Até amanhã Camaradas de Joaquim Leitão, Do outro lado do Tejo de João Pinto Nogueira, Visita Prolongada de Pedro do Vale, Blind Date de Gonçalo Luz, que recebeu o 1º Prémio no Festival de curtas-metragens de Ovar e "Compramos e Vendemos Sentimentos" de Francisco Sousa que foi Seleccionado para a secção do Panorama do Cinema Português no Fantasporto 2008; obteve os prémios de melhor fotografia COMETA Aveiro 2007‘08; PRÉMIO DE MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL do Festival internacional de curtas-metragens do Porto; Prémio AIP de melhor DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA e ainda esteve presente no Short Film Corner 2008, Festival de Cannes, France, para além de muitos outros Festivais e mostras de Cinema nacional e estrangeiro.

A sua experiência em televisão foi consolidada com a participação nas séries Milionários à Força, Mãos à obra, Jornalistas, "Floribella", "Vingança", "Chiquititas", "Conta-me como Foi" e "Pai à Força". Tem no seu curriculo a participação em mais de uma dezena de filmes publicitários. Paralelamente à sua actividade como actor, realiza com frequência dobragens para desenhos animados. Destes destacam-se Capitão América, O Cão Malvado, SpongeBob e "Caçadores de Dragões".

Adaptado de Sapo Saber a 26-05-2010

Comentários