Pessoa

Oprah Winfrey

Orpah Gail Winfrey

  • US

  • Nasceu a 29 de Janeiro de 1954

Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é uma apresentadora de televisão e actriz norte-americana, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da hi...

Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é uma apresentadora de televisão e actriz norte-americana, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana..

É também uma influente crítica de livros, uma actriz indicada a um Óscar pelo filme A Cor Púrpura e editora da revista The Oprah Magazine. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher negra mais rica do século XX, a negra mais filantrópica de todos os tempos, e a única pessoa negra bilionária por três anos seguidos. Ela também é, de acordo com a mesma publicação, a mulher mais influente e rica do mundo e, só no ano passado, embolsou mais de um bilhão de dólares. É a apresentadora do talk-show The Oprah Winfrey Show , que está no ar há mais de dez anos. Oprah ganha cerca de 50 milhões de dólares por mês com todas as suas incumbências profissionais.

Oprah também é psicóloga.

Infância


Oprah Winfrey nasceu no Mississippi, numa família baptista. Os pais eram adolescentes não-casados. Chamaram-lhe originalmente Orpah Gail Winfrey, em homenagem a uma das pessoas no Livro de Ruth da Bíblia. Winfrey diz que, devido a problemas na soletração ou pronuncia de Orpah, o "r" e o "p" foram invertidos. A sua mãe, Vernita Lee, era dona-de-casa, e o pai, Vernon Winfrey, um mineiro de carvão que mais tarde tornou-se barbeiro, até mais tarde vir a assumir o posto de conselheiro da cidade. Actualmente vive em Boston, nos Estados Unidos.

O pai de Oprah estava nas Forças Armadas quando esta nasceu. Depois do nascimento, a mãe de Oprah viajou para o norte e Oprah passou os seis primeiros anos a viver numa zona rural bastante pobre com a avó Hattie Mae. A avó ensinou-a a ler antes de ter três anos e levava-a para a igreja, onde recebeu a alcunha The Preacher (A Pregadora), pela habilidade de recitar versos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe se esta não sabia os versos ou portava-se mal de qualquer maneira.

Adaptado de Sapo Saber a 19-11-2009

Comentários