Pessoa

Patricia Clarkson

Patricia Davies Clarkson

  • US

  • Nasceu a 29 de Dezembro de 1959

Patricia Davies Clarkson (Nova Orleães, Louisiana, 29 de Dezembro de 1959) é uma actriz americana nomeada para os Óscares da Academia e vencedora de um Emmy.

Patricia Davies Clarkson (Nova Orleães, Louisiana, 29 de Dezembro de 1959) é uma actriz americana nomeada para os Óscares da Academia e vencedora de um Emmy.

Biografia


Clarkson nasceu numa família um pouco comum, filha de Jacquelyn Clarkson, uma política local proeminente e conselheira de Nova Orleães e Arthur, administrador escolar que trabalhou para o Department of Medicine of Louisiana State University. Patricia Clarkson estudou drama na Fordham University onde ela se formou com a classificação de grau de estudante universitário, e ganhou o MFA e depois ao Yale School of Drama antes de fazer o filme da sua estreia no cinema, The Untouchables em 1987.

Patricia Clarkson teve o apoio de papéis numa série de filmes de alto-perfil no início da sua carreira, inclusive The Dead Pool, Rocket Gibraltar e Everybody's All-American. Ela marcou a sua carreira com uma pequena participação na série de TV dos Estados Unidos, Davis Rules e na mini-série Alex Haley's Queen. Frequentemente a actriz de carácter forte, tem interpretado filmes em papeis principais, Clarkson apareceu não muito obstante em tais filmes como: The Green Mile, Far from Heaven e Good Night, and Good Luck.

Em 2002, ela deu origem ao papel de Sarah O'Connor( Tia Sarah) na série da HBO Six Feet Under. Ela foi para ganhar um Emmy de Actriz Convidada, para o melhor papel de actriz de série dramática, um ano de desempenho, um feito que ela repetiu para o mesmo papel em 2006.

Em 2003, ela ganhou aclamação crítica e um Prémio de Jurado Especial pelo seu trabalho em quatro filmes que chegaram ao Sundance Filme Festival: All the Real Girls, The Baroness and the Pig, The Station Agent e Pieces of April. Depois daquele ano, ela foi nomeada para um Academy Award de Melhor Actriz Secundária Pieces of April, no qual ela interpreta uma mãe cheia de dificuldades que morre de câncer.

Em 2006, retratou Sadie Burke, em All The King's Men, filmado em Nova Orleans. Recentemente, ela teve um papel pequeno em Elegy (2008). Clarkson interpreta uma mulher que pensa que é a namorada de Ben Kingsley e então descobre mais. Clarkson ganhou aclamação forte para o trabalho. Elegy está baseado no romance de Philip Roth.

Clarkson voltou a Nova Orleães durante Janeiro de 2009 que fez reabrir Mahalia Jackson Theater of the Performing Arts. Ela serviu como mestra de cerimónia para uma celebração de gala que caracteriza o Plácido Domingo em concerto com a Ópera de Nova Orleães dirigida por Robert Lyall.

Adaptado de Sapo Saber a 26-09-2009

Comentários