Pessoa

Reese Witherspoon

Laura Jeanne Reese Witherspoon

  • US

  • Nasceu a 22 de Março de 1976

Witherspoon nasceu em Baton Rouge, Louisiana, filha de John Witherspoon (cirurgião) e Betty Reese (enfermeira pediátrica e professora universitária). Witherspoon é descendente directa de John Witherspoon, signatário da De...

Witherspoon nasceu em Baton Rouge, Louisiana, filha de John Witherspoon (cirurgião) e Betty Reese (enfermeira pediátrica e professora universitária). Witherspoon é descendente directa de John Witherspoon, signatário da Declaração de Independência dos EUA e fundador da Universidade de Princeton. Por seu pai ter trabalhado para as Forças Armadas norte-americanas em Wiesbaden, Alemanha, Witherspoon lá viveu por quatro anos. Ao retornar para os EUA, Witherspoon viveu longo período da sua infância e adolescência em Nashville, onde a família frequentava a igreja Episcopal. Após a conclusão do Ensino Médio na conceituada Harpeth Hall School, ingressou na Universidade de Stanford, no curso de Literatura, mas abandonou-o após um ano para dedicar-se à carreira de actriz. Witherspoon fundou uma produtora denominada Type A, apelido dado à actriz pela sua fama de organização.

Witherspoon iniciou a sua carreira em comerciais e construiu uma significativa filmografia actuando tanto em comédias como em dramas, começou com o filme O Homem Na Lua e seu currículo inclui como papéis; Vanessa Lutz em Sem Saída (1996, com Kiefer Sutherland e Brooke Shields) e Tracy Flick em Eleição. Teve participação no premiadíssimo seriado Friends, fazendo o papel de Jill, irmã patricinha e mimada de Rachel ( Jennifer Aniston). Ela dublou Greta Wolfecastle em um episódio de Os Simpsons. Tornou-se mais conhecida e saltou para a fama protagonizando a sátira sobre os preconceitos que pesam sobre uma loira ingénua e superdotada, defensora dos animais, sempre vestida com roupas cor-de-rosa nos dois filmes Legalmente Loira, de 2001 e a seqüência Legalmente Loira 2, tornando-se a actriz mais bem paga de Hollywood. Ela foi muito elogiada pelo desempenho como June Carter Cash em Johnny & June. Witherspoon ganhou diversos prémios e o Óscar por esta actuação. Participou e produziu o seu último filme/última comédia Surpresas do Amor, o qual rendeu-lhe milhões de dólares. Numa lista recente sobre as celebridades mais bem pagas de Hollywood em 2007, Reese Witherspoon alcançou a primeira posição, que em 2006 havia ocupado o segundo lugar e derrubou a líder do ranking, Nicole Kidman, para a quarta posição em 2007. Actualmente está cheia de projectos futuros como "Bell Witched" e "Used Guys". A sua produtora, Type A está a produzir todos os seus últimos filmes/projectos, como Surpresas do Amor e Penelope.

Witherspoon foi casada com o actor Ryan Phillippe desde 5 de Junho de 1999. Eles conheceram-se nas filmagens de Segundas Intenções e separaram-se no final de Outubro de 2006. Tiveram juntos duas crianças: a menina Ava Elizabeth, nascida em 9 de Setembro de 1999, e o menino Deacon Phillippe, nascido em 23 de Outubro de 2003 Iniciou um romance com o actor Jake Gyllenhaal nos bastidores do filme O Suspeito. Reese recentemente declarou que Jake é uma pessoa fabulosa e que a apoia muito em entrevista à revista Elle.

Adaptado de Sapo Saber a 20-08-2009

Comentários