Pessoa

Richard Matheson

  • US

  • Nasceu a 20 de Fevereiro de 1926

Richard Burton Matheson (Allendale, 20 de Fevereiro de 1926) é um autor americano e argumentista, suas obras são principalmente dos géneros fantasia, terror e fic...

Richard Burton Matheson (Allendale, 20 de Fevereiro de 1926) é um autor americano e argumentista, suas obras são principalmente dos géneros Fantasia, terror e ficção científica.

Nascido em Allendale, New Jersey de pais imigrantes noruegueses, Matheson cresceu no Brooklyn e graduou-se na Brooklyn Technical School em 1943. Alistou-se e passou a Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria. Em 1949 obteve seu bacharelado em jornalismo na University of Missouri-Columbia e mudou-se para a California em 1951. Casou-se em 1952 e tem quatro filhos, três dos quais (Chris, Richard Christian, e Ali) são autores de ficção científica e roteiristas.

Carreira


Seu primeiro conto, Born of Man and Woman (Nascido de homem e mulher), apareceu na Magazine of Fantasy and Science Fiction in 1950. Muitos de seus contos como Third from the Sun (1950), Deadline (1959) e Button, Button (1970) são roteiros simples com final surpreendente; outros como Trespass (1953), Being (1954) e Mute (1962) exploram os dilemas dos personagens em vinte ou trinta páginas. Alguns contos, como The Funeral (1955) e The Doll that Does Everything (1954) incluem humor satírico.

Outros, como The Test (1954) e Steel (1956, mais tarde adaptado para ser um episódio da série Além da Imaginação), retratam as lutas morais e físicas de pessoas comuns mais do que de personagens fantásticos como cientistas malucos e superheróis, em situações que são ao mesmo tempo futuristicas e cotidianas. Ainda outros como Mad House (1953), The Curious Child (1954) e o talvez mais famoso, Duel (1971) são contos de Paranoia, nos quais o ambiente cotidiano se torna inexplicavelmente estranho e ameaçador.

Escreveu vários episódios para a série Além da Imaginação, incluindo o famoso Nightmare at 20,000 Feet; adaptou as obras de Edgar Allan Poe para o filme The Devil Rides Out; e escreveu o primeiro trabalho para TV de Steven Spielberg, o filme Duel, a partir de um conto de sua autoria. Romances incluem The Shrinking Man (o filme levou o nome de The incredible Shrinking Man, e um romance de ficção científica, I Am Legend, que foi filmado três vezes com os títulos de The Last Man on Earth ( 1964) (br: Mortos que matam) com Vincent Price no papel principal, The Omega Man com Charlton Heston e Eu sou a Lenda, com Will Smith no papel principal. Outros romances de Matheson tornaram-se filmes notáveis como What Dreams May Come ( pt:Além do Horizonte, br:Amor além da vida), Stir of Echoes, Bid Time Return (a versão cinematográfica deste último livro recebeu o título de Somewhere in Time e em português tem o título de Em algum lugar do passado tanto o livro como o filme), e Hell House (com o título de The Legend of Hell House), os dois últimos adaptados para o cinema pelo próprio Matheson. Para a série Star Trek, escreveu o episódio The enemy within (br: O inimigo interior), exibido em 1966.

Em 1960, Matheson publica The Beardless Warriors, um romance realista e autobiográfico sobre soldados adolescentes americanos na Segunda Guerra Mundial. Nos anos 50 publicou várias histórias do gênero "velho oeste" mais tarde reunidas em By the Gun; e nos anos 90 publicou novamente romances deste gênero tais como Journal of the Gun Years, The Gunfight, The Memoirs of Wild Bill Hickok e Shadow on the Sun. Escreveu também os romances de suspense 7 Steps to Midnight e Hunted Past Reason e Now You See It.... Este último conta a história de um menino que participa de um concurso de mágica em um reality show até que o diretor do programa percebe que seus poderes são reais.

Matheson conta que algumas de suas obras foram inspiradas em fatos reais:

Em 1972 e 1973 Richard Matheson escreveu o roteiro de dois filmes de TV (pilotos) com o personagem Kolchak (interpretado pelo actor Darren McGavin), que depois inspirariam a série Kolchak: The Night Stalker.

Curiosidade


Em Arquivo X foi criado um senador com o nome de Richard Matherson em homenagem ao escritor.

Retirado de Sapo Saber a 04-11-2009

Comentários