Pessoa

Rita Durão

  • PT

Rita Durão é uma actriz portuguesa.

Rita Durão é uma actriz portuguesa.

Frequentou o Curso de Teatro - Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e o Actor's Studio de Londres, começando a fazer teatro no projecto 4º Período – O do Prazer onde, sob a direcção de António Fonseca, interpretou Shakespeare, Wedekind e Edward Bond. Posteriormente interpretou outros autores, como Bertolt Brecht, Marivaux, Frederico Garcia Lorca, Beaumarchais, Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel, Molnar, Jean Claude Biette, Gil Vicente, Almeida Garrett ou Anton Tchekov, tendo trabalhado com João Perry, Luís Miguel Cintra, Christine Laurent, Ricardo Aibéo e Jorge Silva Melo. Mantém uma colaboração regular com o Teatro da Cornucópia.

No cinema conta com mais de quinze trabalhos realizados, tendo participado em As Bodas de Deus e Vai e Vem, de João César Monteiro; A Meu Favor e André Valente, de Catarina Ruivo; Cinco Dias, Cinco Noites, de José Fonseca e Costa; Peixe Lua e Quaresma, de José Álvaro Morais; trabalhando ainda com Rita Azevedo Gomes, Jeanne Waltz, Jacinto Lucas Pires, Ricardo Aibéo, Raoul Ruiz e Maria de Medeiros.

Recebeu o Prémio de Melhor Actriz no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde (2004) e esteve nomeada para os prémios de cinema europeu Shooting Stars (2000).

Adaptado de Sapo Saber a 23-11-2009

Comentários