Pessoa

Robert De Niro

Robert Mario De Niro Jr.

  • US

  • Nasceu a 17 de Agosto de 1943

Robert Mario De Niro Jr. (Nova Iorque, 17 de Agosto de 1943) é um actor americano. É conhecido por ter protagonizado diversos filmes de Martin Scorsese. Apreciado por levar muito a sério os seus papéis, de Niro...

Robert Mario De Niro Jr. (Nova Iorque, 17 de Agosto de 1943) é um actor americano. É conhecido por ter protagonizado diversos filmes de Martin Scorsese. Apreciado por levar muito a sério os seus papéis, de Niro engordou 27 quilos e aprendeu a lutar Boxe para melhor encarnar o personagem "Jake LaMotta" em Touro Indomável; afiou os dentes para fazer Cabo do Medo; e aprendeu a tocar saxofone para actuar em New York, New York (todos esses filmes de Scorsese). Por isso, é considerado normalmente como um grande observador de tiques e detalhes físicos, assim como de ser um perfeccionista.

Actuação artística


O primeiro filme em que entrou foi Quem Anda Cantando Nossas Mulheres, de Brian De Palma. Após esse filme, participou em muitos outros filmes, com papéis maiores e menores, mas nenhum deles com grande sucesso, até que atingiu a popularidade com o seu papel em A Última Batalha de um Jogador, em 1973. No mesmo ano, começou a trabalhar com Scorsese, que lhe foi apresentado por Brian de Palma, no filme Caminhos Perigosos. A partir daí, entrou em vários filmes de Scorsese como: Taxi Driver, New York, New York, Touro Indomável, O Rei da Comédia, Os Bons Companheiros, Cabo do Medo e Cassino. Nestes filmes, de Niro representa personagens normalmente simpáticas mas emocionalmente instáveis e que revelam tendências sociopáticas.

A meio da década de 80, de Niro começou a fazer também papéis cómicos, com os quais teve bastante sucesso tais como: Brazil, Fuga à Meia-Noite, Mera Coincidência, Máfia no Divã e Entrando Numa Fria.

Contrariamente ao que é normalmente suposto, é apenas um quarto descendente de italianos, sendo também descendente de irlandeses, alemães e holandeses. Apesar disso, o actor diz que se identifica "mais com o seu lado italiano que com os outros lados". Em Outubro de 2004 cancelou uma apresentação em Roma, após as autoridades italianas o terem acusado de apresentar estereótipos negativos da sua ascendência nos seus filmes. Em Dezembro do mesmo ano voltou a Roma para apresentar pela primeira vez uma exposição de arte do seu falecido pai. As mesmas autoridades, surpreendidas, disseram que não guardavam ressentimentos.

O actor tem verdadeira paixão por Nova Iorque, particularmente pelo bairro que habita, TriBeCa, na baixa Manhattan. Desde 1989, investe na região, tendo aberto lá um restaurante, uma produtora, e, principalmente, criado o festival de cinema independente, TriBeCa Film Festival, festival que vem ganhando importância a cada ano.

De Niro é muitas vezes comparado com Al Pacino, actor com o qual disputou papéis no início da carreira de ambos. Os dois contracenaram em Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, em 1995.

É para muitos críticos o melhor actor da sua geração no quesito filmes dramáticos, precedido por Marlon Brando e sucedido por Edward Norton e Sean Penn.

Em 2007, esteve na ficção científica Stardust, baseada em história de Neil Gaiman, na qual contracenou pela primeira vez com a estrela Michelle Pfeiffer.

Já Em 2008, De Niro contracenou com Pacino outra vez, em "Righteous Kill", onde os dois, experientes detectives, convivem com os dois lados da lei.

Câncer de próstata


No dia 20 de Outubro de 2003, o agente de De Niro, Stan Rosenfeld, anunciou que o actor estava com câncer de próstata. De acordo com Stan, a doença foi detectada no estágio inicial e os médicos teriam garantido que haverá cura. De Niro descobriu o câncer num exame de rotina.

Adaptado de Sapo Saber a 09-03-2010

Comentários