Pessoa

Robert Harron

Robert "Bobby" Harron (12 de Abril de 1893 - 5 de Setembro de 1920) foi um actor estadunidense da era do filme mudo. Embora tivesse agido em escores de filmes, ele é melhor relembrado nos filmes dirigidos por D.W. Griffit...

Robert "Bobby" Harron ( 12 de Abril de 1893 - 5 de Setembro de 1920) foi um actor estadunidense da era do filme mudo. Embora tivesse agido em escores de filmes, ele é melhor relembrado nos filmes dirigidos por D.W. Griffith, Intolerance e The Birth of a Nation. Ele também foi o irmão mais velho de John Harron e da actriz Mary Harron.

Filme Antigo


Nascido Robert Emmett Harron em Nova Iorque, Nova Iorque, E.U.A., ele era o segundo dos mais velhos irmãos pobres, que trabalhava em uma Familia Católica Irlandesa. Ele foi até os Irmãos Christian em uma escola no Greenwich Village e começou a trabalhar aos treze anos de idade quando conseguiu o emprego de mensageiro para o American Biograph Studios para ajudar a sustentar sua família. Num dia, trabalhando para a Biograph, Robert Harron, junto aos amigos Irmãos Christian e um velho colega de classe James Smith tiveram uma nóticia do novo diretor contratado D.W. Griffith que colocou eles em contrato para eles aparecerem em alguns pedaços do estúdio. Seu primeiro filme foi um que já se perdeu de 1907, do estúdio Biograph, um curta chamado Bobby's Kodak. Harron logo começou a ser o preferido de Griffith e resolveu dar ao pequeno Harron de 14 anos de idade, grandes papéis nos longos filmes.

O jovem Robert Harron estava frequentemente nos elencos de Griffith nos papéis de "sensivite" e "naïve" que foi esmagadoramente simpático e atraente para filmes Americanos nos mais velhos anos do cinema americano, e não muito longe da vida de Harron. Harron foi muitas vezes descrito como uma calma e suave juventude. Foram estas medidas que levaram ele a ganhar interesse público como um jovem actor, especialmente por suas amantes. Em 1912 sozinho, Harron apareceu em médio em quarenta filmes de Biograph.

Robert Harron morreu aos 27 anos de idade, ao se suicidar com um revólver, nunca se casando em sua vida. No final, ele fez cerca de dois mil filmes.

Retirado de Sapo Saber a 04-04-2011

Comentários