Pessoa

São José Correia

Maria José Correia Silva

  • PT

  • Nasceu a 13 de Setembro de 1974

É uma actriz portuguesa, bastante conceituada. Iniciou a sua carreia no teatro e aos 19 anos começou a trabalhar profissionalmente na Companhia de Teatro de Almada.

É uma actriz portuguesa, bastante conceituada. Iniciou a sua carreia no teatro e aos 19 anos começou a trabalhar profissionalmente na Companhia de Teatro de Almada.

Dados Pessoais


Nome Completo: Maria José Correia da Silva

Data de Nascimento: 13 de Setembro de 1974

Naturalidade: Lisboa

Nome Artístico: São José Correia

Nacionalidade: Portuguesa

A actriz tem participado em novelas de grande sucesso em Portugal, tendo-se destacado a interpretar o papel de Leonor em Ninguém Como Tu. Foi uma das protagonistas em Fala-me de Amor, fez parte do elenco de Paixões Proibidas ( RTP). Actualmente São José interpreta o papel de Susana na novela Olhos nos Olhos da TVI.

Experiência Profissional


Os Trapalhões em Portugal

"Dentadas", de Kay Adshead, com encenação de Isabel Medina. Teatro da Comuna, Novembro e Dezembro de 2007. Nesta peça, São José interpretou a personagem Angélica. Faziam igualmente parte da peça José Wallenstein, Leonor Seixas, Lucinda Loureiro e Albano Jerónimo.

Já fez de "Maria " na peça "Memória da água" (2006), juntamente com Dalila Carmo, Manuela Couto, Joaquim Horta, Pedro Lima/ Filipe Ferrer e Maria José Paschoal.

"Memória da Água" consiste em:

Três irmãs encontram-se para o funeral da mãe e discutem recordações, amores, paixões e relações familiares. Tudo visto numa perspectiva feminina, com os confrontos, riso e lágrimas que isso implica. O espectador é desafiado a reexaminar a natureza do passado e a maleabilidade da memória. “Memória da Água” é uma divertida comédia de tal forma dinâmica e imprevisível, que nos leva da gargalhada à lágrima e de novo ao riso, num abrir e fechar de olhos. Um espectáculo que vai deixar boas memórias no público português.

Fez parte, também, de outras peças de teatro como:

Nesta peça, encenada por Adriano Luz, São José Correia encarnou a personagem Susana. Em palco, contracenou com António Pedro Cerdeira (Luís), Augusto Portela (Castro), Custódia Gallego (Helena), Joaquim Horta (Guilherme), Manuel Cavaco (Máximo) e Vera Alves (Verónica).

Peça escrita por Conon Mcpherson e encenada por João Lourenço. Nesta peça, São José Correia contracenou com Marco Delgado, Rui Mendes e Nuno Gil. Interpretou a personagem Elisa.

Nesta peça, São José Correia interpretou a personagem Filomena. Marcas de Sangue foi encenada por Isabel Medina e produzida pela Escola de Mulheres, esteve em cena no Teatro da Comuna e juntamente com São José Correia faziam parte do elenco Albano Jerónimo (Jaime), Leonor Seixas (Cristina), José Wallenstein (Daniel) e Lucinda Loureiro (Marta).

Peça da autoria de Kay Adshead, encenada por Isabel Medina. Juntamente com São José Correia, o elenco é constituído por Albano Jerónimo, José Wallenstein, Leonor Seixas e Lucinda Loureiro.

Com encenação de Isabel Medina. Fazem parte do elenco as actrizes Ana Brito e Cunha e Guida Maria

Retirado de Sapo Saber a 12-11-2009

Comentários