Pessoa

Shohreh Aghdashloo

Shohreh Vaziri-Tabar

  • IR

  • Nasceu a 11 de Maio de 1952

Shohreh Aghdashloo (Persa: شهره آغداشلو, nascida em 11 de Maio de 1952 em Teerã) é uma actriz norte-americana de origem persa.

Shohreh Aghdashloo (Persa: شهره آغداشلو, nascida em 11 de Maio de 1952 em Teerã) é uma actriz norte-americana de origem persa.

Carreira


Aghdashloo começou a actuar quando tinha vinte anos de idade. Após ter interpretado vários papéis principais no teatro, foi convidada a estrear o longa-metragem Gozāresh de Abbas Kiarostami. O seu segundo filme foi Shatranje Bad de Mohammad Reza Aslani. Apesar de ambos os filmes terem sido exibidos em vários festivais internacionais, foram banidos no Irã. Em 1978 Aghdashloo estreou Sooteh Delan de Ali Hatami e tornou-se uma das actrizes mais reconhecidas do seu país.

Durante o período da Revolução Islâmica de 1979, Aghdashloo abandonou o Irã e foi morar em Windermere, uma cidade no condado de Cúmbria, no norte da Inglaterra. Lá, ela atingiu a sua meta de conseguir completar o que lhe faltava de educação. O seu interesse em política e sua preocupação com as injustiças do mundo, especialmente as de sua terra natal, fizeram-na conseguir um bacharelato em relações internacionais. No entanto, Aghdashloo continuou tentando se estabelecer como actriz, o que a levou a Los Angeles no final da década de 1980.

Aghdashloo fez a sua estreia no cinema norte-americano em 1989 em Guests Of Hotel Astoria. A sua estreia na televisão ocorreu no ano seguinte, numa participação no episódio de 25 de Setembro da série Matlock da NBC. A sua próxima participação num programa de televisão norte-americana ocorreu três anos mais tarde na série de Martin Lawrence na FOX. Naquele mesmo ano, fez Twenty Bucks, o seu segundo filme norte-americano.

Após sete anos, Aghdashloo retornou à indústria cinematográfica norte-americana no aclamado Maryam. Após ter feito o papel de uma actriz exilada em America So Beautiful em 2001, Aghdashloo estreou em House of Sand and Fog, filme de Vadim Perelman que lhe rendeu uma indicação ao Óscar de melhor Actriz Secundária em 2003.

Vida pessoal


Aghdashloo nasceu em 11 de Maio de 1952 em Teerão, capital do Irão como Pari Vaziri-Tabar. A sua família consistia de xiitas ricos e seculares.

Em 1972, aos vinte anos de idade, Shohreh casou-se com o celebrado pintor iraniano Aydin Aghdashloo. A união duraria até 1980, quando ela mudou-se para a Inglaterra. Em 1985 ela casou-se com o actor e dramaturgo Houshang Touzie. Em 1989 tiveram uma filha chamada Tara.

Adaptado de Sapo Saber a 27-12-2009

Comentários