Pessoa

Teresa Villaverde

Teresa Villaverde Cabral

  • PT

  • Nasceu a 18 de Maio de 1966

Teresa Villaverde Cabral (Lisboa, 18 de Maio de 1966) é uma cineasta portuguesa.

Teresa Villaverde Cabral (Lisboa, 18 de Maio de 1966) é uma cineasta portuguesa.

Autora de cinco longas-metragens, Teresa Villaverde pertence à geração de cineastas portugueses surgidos nos anos 90. O seu primeiro filme, A Idade Maior de 1989, teve estreia mundial no Forum do Jovem Cinema do Festival de Berlim e foi premiado em Dunquerque, França (Prémio Melhor Actriz e Prémio CICAE), e Valência, Espanha (Prémio Especial do Júri). Foi estreado nos cinemas em Portugal, na Holanda, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos.

Três anos mais tarde, Três Irmãos obteve o Prémio para a Melhor Actriz no Festival de Veneza (para Maria de Medeiros), prémio que se repetiria nos festivais de Cancun (México) e Valência (Espanha) onde o filme seria distinguido também com os prémios para a melhor realização e melhor fotografia.

Os Mutantes, apresentado na Selecção Oficial - Un Certain Regard do Festival de Cannes em 1998 foi a obra mais decisiva na projecção internacional da realizadora, que no Festival de Roma recebe o Prémio ONU e que vale à sua actriz principal, Ana Moreira, o prémio de Melhor Actriz nos festivais de Taormina e Buenos Aires, e que viria a ser um grande sucesso de crítica e de público em Portugal. Transe (2006), apresentado em Cannes e Toronto é o seu mais recente trabalho.

Adaptado de Sapo Saber a 18-01-2010

Comentários