Pessoa

Thomas Bangalter

Thomas Bangalter é produtor musical e o fundador do grupo de música electrónica Daft Punk. Também produziu música para a banda Stardust, e para o filme Irreversible. Thomas tem a sua própria gravadora chamada Roulé. Fora...

Thomas Bangalter é produtor musical e o fundador do grupo de música electrónica Daft Punk. Também produziu música para a banda Stardust, e para o filme Irreversible. Thomas tem a sua própria gravadora chamada Roulé. Fora da produção musical, Thomas é realizador e director de fotografia. Bangalter reside em Beverly Hills, Califórnia, com a sua mulher, actriz francesa Élodie Bouchez, e os seus dois filhos, Tara-Jay e Roxan.

Biografia


Thomas Bangalter começou a tocar piano com a idade de seis anos. Bangalter afirmou em entrevista a um vídeo que seus pais eram rigorosos em manter a sua prática, para a qual ele agradece-los mais tarde. Seu pai, Daniel Vangarde foi um famoso produtor de música e compositor para artistas, tais como a Gibson Brothers, Ottawan e Sheila B. Devotion. Conforme expresso por Bangalter: "Eu nunca tive qualquer intenção de fazer o que meu pai estava fazendo.".

Bangalter reuniu Guy-Manuel De Homem-Christo enquanto frequentavam a escola Lycée Carnot, em 1987. Foi aí que eles descobriram seu fascínio mútuo de filmes e música dos anos 1960 e 70, "coisas básicas de culto adolescente, desde Easy Rider a Velvet Underground." Eles e Laurent Brancowitz acabaram formando um trio de indie rock chamado Darlin', no qual Bangalter tocava guitarra e baixo. Bangalter considerou que "Foi talvez ainda mais uma coisa adolescente nessa altura. É como, você sabe, todo mundo quer estar em uma banda.". Uma análise negativa refere-se ao ato como "um bando de punks bobos ( Daft Punk em inglês)", que inspiraram o novo nome para Bangalter e Homem-Christo.

Pouco antes de atingir a idade de 18 anos, a Daft Punk cresceu interessados em música eletrônica, o que levou Brancowitz a deixar o grupo para a prossecução de esforços com os colegas parisienses da banda Phoenix. Em 1993, Bangalter apresentou uma demonstração de material para Stuart Macmillan do Slam que levou ao seu primeiro single " The New Wave". Daniel Vangarde deu conselhos valiosos para a dulpa. "Ele nos ajudou a apresentar qual era a situação das gravadoras e de como elas funcionam. Sabendo isso, nós fizemos algumas opções a fim de conseguir aquilo que queríamos"

Daniel Vangarde foi agradecido pelos seus esforços nas notas de reconhecimentos de Homework. O título do álbum é atribuído em parte ao facto de que Homework foi gravado no quarto de Bangalter. Como ele comentou: "Eu tinha que passar a cama em outra sala para fazer espaço para o material." Nos anos seguintes do lançamento de 1997, Bangalter centrava-se na sua própria gravadora, Roulé ( "rolar", em francês). A gravadora lançava singles de Romanthony, Roy Davis Jr., do próprio Bangalter, entre outros. Bangalter colaborou com Alan Braxe e Benjamin Diamond e lançou em 1998 o hit "Music Sounds Better with You". Assim como para o Homework, o single foi gravado no estúdio da casa de Bangalter.

Em torno da mesma época de "Music Sounds Better with You", Bangalter co-produziu o segundo single de Bob Sinclar "Gym Tonic". A canção utilizava amostras de um video de exercicios de Jane Fonda. Fonda posteriormente recusou permissão para o uso da amostra. Uma banda chamada Spacedust lançou um single chamado "Gym and Tonic", que recria elementos de "Gym Tonic" e "Music Sounds Better with You". A música tornou-se número um no Reino Unido.

Durante 1998, Bangalter e Homem-Christo colaboraram com Romanthony no que se tornaria a primeira das sessões de Discovery. Uma das faixas produzidas, " One More Time" se tornou o mais bem sucedido single da Daft Punk em 2000. Bangalter também realizou em um sintetizador Yamaha CS-60 a faixa "Embuscade" no álbum de estréia de Phoenix, United, que foi lançado no mesmo ano. Ele também fez equipe com DJ Falcon sob a denominação Together para lançar o seu single com o mesmo nome em 2000. Em 2002, Bangalter foi pai de um filho, com a actriz Élodie Bouchez, chamado Tara-Jay.

Together lançou o single "So Much Love to Give", em 2003. A faixa "Call on Me" de Eric Prydz foi inicialmente pensada para ser um acompanhamento de Together devido à semelhança entre as duas canções e do uso da faixa por DJ Falcon em seus espetáculos.

Entre 13 de setembro e 9 de novembro de 2004, Bangalter e Homem-Christo produziram e misturaram pistas para o seu álbum Human After All. Pouco depois, mudou-se para a sua actual casa, em Beverly Hills, Califórnia. A mudança é atribuível à carreira de Bouchez em Hollywood e do interesse em cinema de Bangalter. Em 2 de junho de 2008 Bouchez deu à luz o seu segundo filho com Bangalter, Roxan.

Retirado de Sapo Saber a 25-03-2011

Comentários