Pessoa

Tom Cruise

Thomas Cruise Mapother IV

  • US

  • Nasceu a 03 de Julho de 1962

Thomas Cruise Mapother IV é um ator americano nascido a 3 de Julho de 1962, em Syracuse.

Tom decidiu entrar para um Mosteiro Franciscano, em Cincinnati com a intenção de ser frei. Foram 14 meses de meditação, de onde despertou um dia a luz da representação. A sua carreira pastoral chegava ao fim, quando abandona o Mosteiro e, num prazo de dez anos, começou a sua carreira de actor.

Tom Cruise parte para Nova Jersey para tentar a sorte, e inicia os estudos de interpretação. Vai a diversos "castings" e trabalha no que pode: camareiro, lojas de gelados, mas nunca consegue realizar o seu sonho. Então, decide ir para a Califórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco Zeffirelli, Amor sem fim. Logo a seguir participa de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983.

Depois deste papel, voltaria a Nova Jersey, com a surpresa de ser escolhido para o filme Taps, mas como actor secundário. A sua carreira começou logo ali, e em 1981, conseguiu o seu primeiro papel como protagonista, em Negócio arriscado, contracenando com Paul Brickman e Rebecca De Mornay.

Começou a sua carreira como galã de filmes para adolescentes. Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a actuação no filme Top Gun. Em 1990 consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder, o filme onde estreava como guionista com Robert Towne. Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem duvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman. Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia 24 de Dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimónia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away, demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman. Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em Questão de Honra, dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua actuação.

Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos actores mais bem pagos do cinema. Uma nova interpretação, como advogado, seria o seu seguinte filme, The Firm ( A Firma, no Brasil), em 1993. Nesse mesmo ano estreou-se como director num canal de televisão: Fallen Angels. Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para actuar em Entrevista com o vampiro, com Brad Pitt e Antonio Banderas. Na adaptação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares.

Tom e Nicole, adoptaram uma menina, a quem chamaram Isabelle Jane, em 1994. Tom Cruise dedicou um ano a recusar trabalhos para estar junto da filha. Com a companheira desejosa em aumentar a família, decidem então adoptar outra criança, um ano mais tarde. Baptizam-no com o nome de Connor Anthony Cruise. O seu seguinte filme, produzido e protagonizado por ele, Missão Impossível, bateria novamente um recorde de vendas nos seis primeiros dias.

Depois participou em filmes mais densos, com personagens fortes, contrárias à postura de bom moço, como Magnolia, Eyes Wide Shut e Vanilla Sky.

Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão impossível. Faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions. Em 2002, trabalhou com o famoso director de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica Guerra dos mundos.

É um famoso adepto da Cientologia. A sua estrela na Calçada da Fama está localizada em 6912 Hollywood Boulevard.

Em 22 de Agosto de 2006, a Paramount Pictures anuncia o fim do contrato de Cruise com a Warner Productions.

Em 1990, 1991, 1992 e 1997,1999, 2000, 2001 a Revista People indicou Cruise como uma das 50 pessoas mais bonitas no mundo.

Filho de Mary Lee Mapother e do engenheiro eléctrico Thomas Mapother III, que morreu de câncer em 1984, Tom tem três irmãs: a publicitária Lee Anne, as professoras Marian e Cass. Após o divórcio, Mary Lee subiu ao altar novamente, dando a Jack South a posição de padrasto de Cruise.

A primeira namorada conhecida foi a actriz Rebecca De Mornay, que conheceu no set de filmagem de Negócio arriscado. A sua primeira mulher foi a actriz Mimi Rogers, e foi ela quem introduziu Cruise na Cientologia. Eles divorciaram-se após três anos de casamento, pois ele havia-se apaixonado por Nicole Kidman. Para causar ciúmes no ex, ela posou nua para a revista masculina Playboy. Mas as figuras não causaram o efeito esperado, já que Cruise nem ligou para o golpe de Rogers.

Tom e Nicole Kidman conheceram-se no set do filme Dias de trovão, em 1990. Casaram-se na véspera de Natal do mesmo ano. Adoptaram duas crianças, a menina Isabella e o menino Connor. Além de Dias de trovão, também contracenaram em Um sonho distante ( 1992) e em De olhos bem fechados ( 1999). Divorciaram-se após dez anos juntos.

A actriz espanhola Penélope Cruz e Tom conheceram-se enquanto actuavam juntos no filme Vanilla Sky ( 2001), e ficaram juntos durante quase três anos.

Tom e a estrela de Dawson's Creek, Katie Holmes, começaram a namorar no início de 2005, e ficaram noivos no mesmo ano. Ele propôs-lhe casamento em Paris, na França, quando estavam na Torre Eiffel. Ela engravidou em Outubro do mesmo ano, dando à luz Suri, em 18 de Abril de 2006. Suri significa "princesa" ou "rosa vermelha".

O actor casou-se com Katie Holmes em Novembro de 2006 numa cerimónia muito concorrida na Itália.

Cruise tem sido um dos maiores defensores da Igreja da Cientologia. Ele envolveu-se em 1990 por meio da sua primeira esposa Mimi Rogers. Atribuiu publicamente que a cientologia ajudou-o a superar o seu problema com a dislexia. O seu envolvimento com a Cientologia tem causado problemas nas suas actuações profissionais recentes.

Adaptado de Sapo Saber a 22-09-2009

Comentários