O festival é conhecido por ter concertos a acontecer em simultâneo em várias salas no eixo entre a avenida da Liberdade e a Baixa lisboeta, com os espectadores obrigados a traçar um mapa de escolhas em cada um dos dias.

No total, serão cerca de 50 artistas a repartirem-se por uma dezena de espaços, de várias dimensões e características, como a Sociedade Portuguesa de Geografia, a Estação Ferroviária do Rossio, o Coliseu dos Recreios, o cinema São Jorge, o Teatro Tivoli e, pela primeira vez, o Teatro Capitólio, agora renovado, e que reabre oficialmente com o Mexefest.

Há várias estreias a assinalar no cartaz, como o norte-americano R&B Gallant, a cantora britânica NAO. Estarão presentes Digable Planets, Kevin Morby, Howie Gelb, Jagwar Ma, Whitney e TaxiWars, novo projeto de Tom Barman, dos dEUS.

Destaca-se uma forte presença de música portuguesa e lusófona, com nomes como Señoritas, Lula Pena, Branko, Bruno Pernadas, Octa Push, Golden Slumbers, Fábia Rebordão, Mayra Andrade, Sara Tavares, Toty Sa'Med e Mallu Magalhães.

As cantoras Céu e Elza Soares, duas gerações distintas da música brasileira, recentemente premiadas com um Grammy Latino, juntam-se ao cartaz.

Elza Soares termina no Mexefest, em Lisboa, no sábado, o ciclo de três concertos em Portugal, com início hoje, na Casa da Música, no Porto, passando depois por Aveiro, na sexta-feira, para o Festival Sons em Trânsito.

Destaque ainda para o espectáculo "Dinamite", dedicado à cantora Dina, que já esteve em cena no Teatro São Luiz e que é agora recuperado para o Mexefest.

Com direção de Gonçalo Tocha, o espectáculo contará com atuações, entre outros, de Ana Bacalhau, Da Chick, Mitó Mendes, Márcia e D'Alva Teixeira.

Entre as novidades, o Mexefest contará com dois concertos surpresa, cujos artistas, local e hora de atuação só serão revelados no próprio dia. Serão ao ar livre e de entrada gratuita.

Na varanda do Coliseu, às 20:00 e às 22:00 de cada dia, haverá atuações dos Capitão Fausto e de Moulinex, com a cantora Da Chick.

O festival organizará ainda sessões de leitura, intituladas "Vozes da escrita", com MC e rappers a dizerem poesia, prosa ou letras de canções, estando convidados Carlão, Da Chick, Mike el Nite e Fuse, dos Dealema.

O bilhete do festival é único para os dois dias, e tem de ser trocado por uma pulseira de acesso a todos os concertos.