Contactada pela agência Lusa sobre o encontro anual da FAMP, que se realiza este ano a 08 de outubro, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, no concelho de Oeiras, a responsável indicou que será um "momento para debate e troca de experiências".

"Os amigos dos museus são ativos no quotidiano destas instituições, propõem e participam em atividades, angariam fundos para a aquisição de peças para o acervo, restauro ou obras", enumerou, dando como exemplo a campanha pública realizada este ano no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

A campanha nacional inédita para a aquisição do quadro de Domingos Sequeira, "A Adoração dos Magos", conseguiu um total de 745 mil euros para a aquisição dessa obra, e, com o restante, de um retrato de D. João V que se encontrava no Brasil, e foi localizado através de uma investigação.

"Foi uma grande campanha, para a qual muito contribuiu o dinamismo e apoio do Grupo de Amigos do Museu de Arte Antiga. Mas noutros museus esse trabalho difícil e complexo de angariação é feito de forma regular pelos seus grupos de amigos", sublinhou, nas declarações à Lusa.

Para partilhar a experiência dessa campanha de angariação de fundos irá estar presente no encontro da FAMP o presidente do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, José Blanco, antigo administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

O tema escolhido por Isabel Silveira Godinho para o encontro deste ano é "A cumplicidade entre os grupos de amigos e os museus", referindo-se ao relacionamento entre estes voluntários e as direções dos museus.

"As pessoas devem comunicar mais entre si para fortalecer e dinamizar esta relação, e o trabalho dos amigos dos museus deveria ser mais acarinhado e divulgado", defendeu a presidente da FAMP, fundada em 1998, e que conta com cerca de 30 associados.

Isabel Silveira Godinho defendeu ainda que o público dos museus "também deve comunicar as suas opiniões, dizendo o que consideram que está bem, e o que não está e poderia melhorar".

Também vão estar presentes no encontro como oradores - entre as 09:30 e as 16:00 - o presidente do Grupo de Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis, Álvaro Sequeira Pinto, o presidente do Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra, Fernando Valério, e a coordenadora do Núcleo do Património Histórico e Museológico da Câmara Municipal de Oeiras.