A editora Warner Music revelou hoje à agência Lusa que o duplo álbum "João Gil por..." sairá entre abril e maio e o alinhamento terá mais de vinte canções escritas pelo músico, algumas das quais inéditas e outras que ganharam vida em grupos dos quais fez parte: Trovante, Rio Grande e Ala dos Namorados.

Entre os músicos que participam neste disco estão as fadistas Carminho, Raquel Tavares e Carlos do Carmo, assim como Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral, Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa e ainda Jorge Palma e Rui Veloso, que também fizeram parte dos Rio Grande.

Com novos arranjos de João Gil, o disco incluirá, por exemplo, "Saudade", "Perdidamente" e "125 Azul", dos Trovante", "Postal dos Correios", dos Rio Grande, e "Loucos de Lisboa", de Ala dos Namorados.

A produção do disco foi repartida entre João Gil, Rúben Alves e Pedro Vidal.

A carreira de João Gil, 61 anos, recua até à década de 1970, quando fundou os Trovante, em 1976, juntamente com Manuel Faria e os irmãos Luís e João Nuno Represas.

Ao longo de quatro décadas, e depois do fim dos Trovante - apesar de alguns concertos esporádicos com este grupo -, João Gil esteve ainda integrado noutros grupos como Cabeças no Ar, Quinteto Lisboa e, mais recentemente, Os Tais Quais.

Em 2014 criou, juntamente com Diogo Infante, o espetáculo "Ode Marítima", a partir do poema de Álvaro de Campos.