Artigo

Ana Pessoa e David Machado integram festival literário na Capital Europeia da Cultura

Os escritores Ana Pessoa e David Machado vão participar, em outubro, no primeiro Festival Internacional de Literatura para Crianças - Hay Festival, no âmbito da Capital Europeia da Cultura de Aarhus, na Dinamarca, foi hoje anunciado em Londres.

Ana Pessoa e David Machado integram um grupo de 39 autores europeus com menos de 40 anos que foram escolhidos para participar num projeto inédito, comissariado pelo Hay Festival e pela Capital Europeia da Cultura, que incluirá a edição de duas antologias de textos para crianças e jovens e a participação num festival literário em Aarhus.

As antologias, subordinadas ao tema "Viagem", contarão com textos inéditos daqueles autores, acompanhados de ilustrações de vários ilustradores internacionais, entre os quais Dave McKean, Isol, Kitty Crowther, Rotraut Susanne Berner, Serge Bloch, Axel Scheffler, Benji Davies e Chris Riddell.

David Machado escreveu o conto "Viagem ao centro do escuro", com ilustrações de Benji Davies, para a antologia destinada a crianças, enquanto o conto "O poço azul", de Ana Pessoa e ilustrado por Helen Stephens, será incluído na antologia para jovens.

As duas antologias serão publicadas em maio em inglês e no final do ano em dinamarquês.

Em outubro, os 39 autores selecionados vão participar na primeira edição do Hay Festival dedicado à literatura para a infância e juventude, cujo programa incluirá, por exemplo, visitas a escolas em Aarhus.

David Machado é autor de romances, contos e vários livros para crianças, entre os quais "Tubarão na banheira", "Eu acredito", "Uma noite caiu uma estrela" e "A noite dos animais inventados", que lhe valeu o Prémio Branquinho da Fonseca.

Anos depois, o mesmo prémio foi conquistado por Ana Pessoa, com "O caderno vermelho da rapariga karateca".

A viver e a trabalhar em Bruxelas há uma década, Ana Pessoa é ainda autora de outros dois livros para jovens adultos: "Mary John" e "Supergigante".

O Festival Internacional de Literatura para Crianças - Hay Festival é um dos eventos associados à Capital Europeia da Cultura, que este ano acontece em Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca.

Comentários