Aretha Franklin atuou na gala de entrega dos prémios Kennedy, gravada no dia 6 de dezembro e transmitida esta terça-feira, 29 de dezembro, no canal CBS. A cantora soul não era uma das protagonistas da gala que homenageou Carole King, Rita Moreno, George Lucas, Seiji Ozawa e Cicely Tyson, mas foi o centro das atenções.

Ao ver Aretha Franklin subir ao palco, Carole King não conseguiu controlar as emoções. A cantora norte-americana e compositora de “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, tema interpretado pela rainha do soul,  gritou e bracejou durante toda a atuação.

Barack Obama também não escondeu os sentimentos e, logo no primeiro verso, o presidente dos Estados Unidos limpou as lágrimas.

A atuação surpreendente terminou com uma ovação à cantora de 73 anos que provou, mais uma vez, ser a rainha do soul.

“Aretha é surpreendente – o alcance, a profundidade, o controlo da voz, a paixão (…) Aos 73 anos, é maravilhosa, e parece cantar melhor do que nunca”, refere o jornal The Guardian, acrescentando que “esta não é a atuação do ano, é a atuação do milénio”.

Gina Rodriguez, atriz que dá corpo a Jane na série “Jane The Virgin”, também comoveu a plateia com o discurso de homenagem a Rita Moreno. “O seu sorriso é brilhante, a sua personalidade feroz (…) Só queria ser como a Rita. Você deu-me esperança, deu-me uma razão para lutar e para falar, deu-me uma voz”, disse a atriz. “Você é o meu ícone, a minha lenda vida e, o mais importante, minha amiga. Rita, esta é a minha carta de amor para si”, concluiu Gina Rodriguez.

Veja o vídeo da atuação: