De acordo com o Maria Matos Teatro Municipal, o Festival Bom Dia, Atenas! com espetáculos de teatro e dança de artistas e companhias gregas, decorrerá até 11 de dezembro nos dois teatros.

O festival abre com a coreografia "Private", de Alexandra Bachzetsis, a 29 e 30 de novembro, inspirado no trabalho do coreógrafo Trisha Brown, que dedicou, em 1960, uma série de peças à exploração do movimento e do comportamento diário.

Neste trabalho, Alexandra Bachzetsis reúne danças orientais de ´drag queens´, exercícios de ginástica e de ioga ocidental "que se transformam em poses futebolísticas e pornográficas, movimentos do treino teatral usado em publicidade e a repetição, por adolescentes, dos rituais de Michael Jackson", segundo uma descrição da programação.

Também participam nesta primeira edição do festival, a dupla da companhia Blitz Theatre Group, que estreia a nova peça "The Institute of Global Solitude" na companhia de oito artistas portugueses: Andresa Soares, Ângela Rocha, Cláudia Gaiolas, Helena Inverno, Marta Bernardes, Raimundo Cosme, Sofia Dinger e Tiago Vieira.

No espetáculo "Domino", o grupo Vasistas explora a questão do que acontece mesmo antes da queda, e na peça "Clean City", Anestis Azas e Prodromos Tsinikoris questionam o porquê da maioria das pessoas que limpam Atenas serem mulheres e imigrantes.

Haverá ainda uma conversa entre artistas gregos e portugueses sobre a influência da crise na sua criação.

"Atenas não é apenas uma cidade onde, pela força dos acontecimentos, se experimentam novas formas de democracia e solidariedade. É também um lugar com uma pujança artística extraordinária, impulsionada por uma nova geração de artistas", justifica o teatro, sobre a escolha da criação artística de Atenas para o lançamento deste festival.

O festival acontece no âmbito do espaço de programação internacional "As Noites Maria & Luiz", feito em conjunto pelos teatros municipais Maria Matos e São Luiz, em Lisboa.