Em 2007, Pedro Abrunhosa compôs "Balada da Gisberta", canção dedicada a Gisberta, mulher transgénero que foi assassinada no Porto em 2006, tendo incluído o tema no álbum "Luz". Dez anos depois,  a canção foi escolhida para a peça de teatro brasileira “Gisberta”, através da versão que Maria Bethânia fez da canção para o álbum ao vivo “Amor, festa, devoção” (2009).

A peça, encenada e interpretada por Luis Lobianco, e com direção de Renato Carrera, está em cena no Teatro III no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. A produção que conta a história de vida de Gisberta Salce Junior tem merecido elogios da imprensa brasileira.

"Gisberta" está em cena até ao dia 30 de abril, no Rio de Janeiro, e também vai estrear em Lisboa e no Porto. Luis Lobianco realizou várias viagens a São Paulo e ao Porto para mergulhar na história de vida de Gisberta, tendo visitado e conhecido vários dos lugares por onde esta passou e viveu.

Segundo a Universal Music, Pedro Abrunhosa encontra-se a gravar o oitavo álbum de originais, que tem edição prevista ainda para este ano.