Esta é, assim, a primeira vez que Cosby é chamado à justiça por acusações de abuso sexual, ainda que dezenas de mulheres tenham publicamente denunciado casos em que terão sido vítimas.

A acusação refere-se a um caso de 2004, em que Cosby terá alegadamente abusado sexualmente de uma funcionária da Universidade de Temple na sua casa da Pensilvânia. Andrea Constand acusa o ator e comediante de a ter drogado e violado.

A formalização é submetida dias antes de o alegado crime com 12 anos prescrever e foi anunciada à imprensa em Montgomery, na Pensilvânia. A polícia local encorajou outras vítimas a apresentarem os seus testemunhos.

O advogado de acusação referiu, durante uma conferência de imprensa, que a vítima teria recusado alguns avanços por parte de Cosby mas que, continuou a considerá-lo seu amigo e mentor. Terá sido durante uma visita à sua casa, em que o comediante lhe terá dado comprimidos e encorajado a beber vinho, que a violação aconteceu.

A denúncia tinha sido feita pela vítima em 2004, o caso tinha sido investigado mas Cosby nunca tinha chegado a ser acusado. Agora, as autoridades decidiram reabrir o caso, depois de novos testemunhos terem surgido em julho deste ano.