A maior biblioteca do mundo selecionou 25 novas gravações para os seus arquivos onde são armazenados  cópias originais de obras musicais, programas rádio e de televisão que marcaram a história.

Sob a sua imponente cúpula estará agora o álbum dos rappers de Los Angeles N.W.A. "Straight Outta Compton", lançado em 1988 e que deu uma nova vida à música norte-americana ao mesmo tempo que causou uma onda de indignação com as suas letras ao atacar diretamente a polícia.

Este álbum "não só marcou uma mudança radical no rap, mas também representou uma tempestade sócio-política", frisou a biblioteca em um comunicado.

A versão que data de 1939 da canção "Over the Rainbow", imortalizada por Judy Garland em "O Feiticeiro de Oz", também foi selecionada.

A biblioteca escolheu ainda o álbum "The Wiz", outra versão de 1975 da história infantil interpretada por uma banda formada principalmente por músicos afro-americanos.

O britânico David Bowie também se juntou aos arquivos com "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", mítico álbum conceitual lançado em 1972.

A famosa música "American Pie", popularizada na voz de Madonna em 2000, também entrou nos arquivos na sua versão original folck rock de Don McLean, de 1971, e que aborda a revolta da década 1960, com um toque de nostalgia pelo desaparecimento de grandes nomes da música.

O músico, que tem agora 71 anos, disse estar "orgulhoso de ser um artista americano que representou o seu país no mundo por quase 50 anos". "Os Estados Unidos têm uma grande herança musical, profunda e diversificada", disse, acrescentando: "Com poucas exceções, a música americana é a essência da música popular".