Em dia da liberdade, o Coliseu do Porto encheu-se para ouvir Caetano Veloso. Para o concerto integrado na digressão mundial, o músico brasileiro convidou Teresa Cristina, uma das mais prestigiadas cantoras de samba no Brasil, e Carlinhos 7 Cordas.

A noite arrancou calma e com os sorrisos de Teresa Cristina, que com o seu samba embalou e fez sonhar as milhares de pessoas que esgotaram a sala da cidade Invicta. Acompanhada por Carlinhos, a cantora apresentou o seu álbum "Cartola", onde presta homenagem ao artista brasileiro Angenor de Oliveira (1908-1980), compositor de samba e autor de canções como "As rosas não falam" e "O Mundo é um moinho".

A felicidade na voz da artista contagiou o público que se deixou levar pelo samba, trauteando alguns dos principais temas, como "Corra e Olhe o Céu", "Alvorada" ou "Preciso Me Encontrar".

Depois do aquecimento de Teresa Cristina, chegou Caetano Veloso, o grande protagonista da noite. O músico, com 74 anos de vida e 52 de carreira, deu início à viagem com "Luz do Sol", "Os Passistas" e "Um Índio".

De canção em canção, o público presente no Coliseu do Porto acompanhou Caetano Veloso em todos os momentos. Mas foi quando surgiram os primeiros acordes de "Leãozinho" que os corações mais bateram - e, claro, os smartphones saíram do bolso para registar o momento quase mágico.

"Menino do Rio", "Minha Voz, Minha Vida", "Cucurrucucu Paloma" e "Reconvexo" foram os temas que se seguiram no alinhamento.

Depois de uma breve passagem por "Love For Sale", Caetano explicou que foi difícil escolher as canções para apresentar nesta digressão, mas que decidiu não apostar apenas nos sucessos comerciais. E foi por esse motivo que decidiu incluir "Tá Combinado", explicou. Num voo rápido, o músico cantou "então tá combinado, é quase nada; é tudo somente sexo e amizade", frisando que "não vale a pena repetir a letra" porque é "direta".

Sempre com o seu "violão", Caetano Veloso continuou o passeio com "Enquanto seu Lobo Não Vem", "A Voz do Morto", "Abraçaço" e "Branquinha". Sem pausas, o cantor brasileiro foi direto ao coração dos fãs com "Sozinho", um dos temas mais marcantes da sua carreira. O público encheu os pulmões de ar, deu a mão ao cantor, e foi o coro perfeito do momento.

Antes de voltar a chamar a palco os convidados, o músico recordou ainda "Força Estranha" e "A luz de Tieta", fazendo o público dançar.

No final, Teresa Cristina e Carlinhos 7 Cordas voltaram ao palco do Coliseu do Porto. Lado a lado, os três músicos brasileiros despediram-se com "Tigresa", "Miragem de Carnaval", "Como dois e dois", "Desde que o Samba é Samba", "Odara" e "Qualquer Coisa".

Durante mais de uma hora e meia, os problemas do mundo estiveram bem longe do Coliseu. Com as suas canções, Caetano Veloso fez sorrir e sonhar as centenas de pessoas que encheram a sala. Esta quarta-feira, 26 de abril, há uma nova dose. Em maio, o músico volta a Portugal para atuar nos dia 16 e 17 de maio, no salão Preto e Prata do Casino Estoril, 30 anos depois da sua anterior atuação, que ocorreu a 16 de maio de 1987.

A digressão mundial, que finaliza a 19 de maio, conta ainda com concertos em Barcelona, Madrid e Corunha (Espanha), Pádua e Roma (Itália), Antuérpia (Bélgica), Luxemburgo e Amesterdão (Holanda).

Veja na galeria as imagens do concerto:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.