"Queremos que seja o primeiro festival de verão do país. A maioria começa em junho. Hoje, já conseguimos que as empresas que estão associadas a festivais estejam connosco", afirmou o vereador do desenvolvimento económico, Vítor Marques, salientando que a autarquia pretende ainda que a Feira de Maio "se consolide como o maior evento da região Centro".

No Leiria Festival, atuam Rui Veloso, dia 12 de maio, Dengaz e Expensive Soul, no dia 13, Agir e os Azeitonas, no dia 14. As bandas de Leiria Nice Weather for Ducks, Whales e Few Fingers também sobem ao palco, nos dias 12, 13 e 14, respetivamente.

A Feira de Maio decorre entre o dia 30 de abril, com inauguração às 15h00, e o dia 29 de maio.

"O objetivo é o de que a feira não seja só farturas e carrosséis. É tudo isso, mas é também algo mais. Tem a ver com as atividades económicas e com o Leiria Festival, tendo uma oferta mais diversificada", acrescentou o vereador.

Vítor Marques destacou que nos últimos dois anos estiveram no Leiria Festival 60 mil pessoas. "O formato do festival deve ser este, com duas bandas nacionais por dia", referiu, explicando que a Câmara pretende dar sempre destaque aos artistas de Leiria.

"A condição primeira é ter bandas de Leiria. Fazemos ponto de honra. São elas que vão abrir os concertos. É gente que precisa de palco e temos todo o prazer em dar-lhes uma dimensão e oportunidade para mostrarem o seu trabalho perante milhares de pessoas", frisou.

Com um orçamento de 400 mil euros - 200 mil euros para cada evento -, o vereador afirmou que houve um "esforço para ter um cartaz de qualidade, diversificado para um público mais e menos jovem".

"Serão três bandas de Leiria, cinco bandas nacionais e três noites ao som de DJ".

Vítor Marques considerou ainda ser um "privilégio" Leiria ser palco de um dos "apenas seis concertos de Rui Veloso.

"Vamos ter 11 craques. Serão 25 euros para quem quiser assistir a tudo. Acaba por ser cerca de dois euros por artista. É um preço aceitável e não será por aí que as pessoas vão deixar de estar connosco neste festival, que para já está integrado na Feira de Maio".

A Feira de Maio estará instalada em cerca de 50 mil metros quadrados junto ao Estádio de Leiria, oferecendo mais de 230 expositores, com um espaço para gastronomia, que, em 2015, serviu 25 mil refeições, informou o vereador.

"Queremos potenciar ainda mais este evento e este ano temos mais uma semana, porque há um feriado adicional. Este ano conseguimos atrair mais expositores, tendo tido uma muito maior procura do que a oferta de espaço que dispomos", adiantou Vítor Marques.

Com o objetivo de criar diversidade, a autarquia envolveu coletividades, associações e juntas de freguesia do concelho para estarem presentes em vários expositores e com a apresentação de espetáculos.

A novidade deste ano será um espaço dedicado ao artesanato e doçaria, que estará presente no topo Norte do Estádio de Leiria. "Não convidamos empresas, mas particulares que, devido a algumas situações, tiveram de refazer a sua vida e dedicar-se a outro tipo de atividade".

Nesta zona haverá ainda um espaço de saúde, com palestras e rastreios.

Vítor Marques garante que os dois eventos são autossustentáveis, uma meta que já foi conseguida nos últimos dois anos, com um saldo positivo de 290 mil euros, em 2015, e 260 mil euros, em 2014.