"Acho que tem sido um projeto bastante importante, porque vem divulgando e acompanhando a realidade da nossa freguesia (…), aproximando ainda mais a população ao poder local", afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, à agência Lusa.

Inaugurado a 15 de outubro de 2015, o canal está alojado na plataforma Meo (canal 5050), mas pode também ser visto na internet - em www.kanal.pt/5050 - e no Youtube.

Fazendo um balanço deste primeiro ano do projeto, Margarida Martins salientou que "foi criada uma dinâmica muito importante porque as pessoas participam".

"Muitos jovens, quando passam por mim na rua, dizem-me que às vezes os amigos lhes mandam os programas e que os veem em França ou noutros países", apontou a autarca, acrescentando que, "no fundo, os jovens são quem vê mais e também as crianças das escolas, que pedem aos pais para ver no Youtube ou na Meo".

Entre os programas que compõem a grelha do canal está um que reúne, em forma de noticiário, informação diária sobre a freguesia e outro em que os residentes podem colocar questões sobre o território, que são depois respondidas por Margarida Martins.

Destacam-se também programas sobre o património arquitetónico de Arroios, a atividade das bibliotecas da zona, gastronomia nacional e internacional, direitos sociais e higiene urbana e, ainda, outro dedicado às crianças.

Existe, ainda, um programa semanal com aulas de mandarim.

Aqui passam também dicas de cultura, cidadania e de proteção civil, filmes enviados pelos fregueses e reportagens sobre estabelecimentos comerciais e sobre a iniciativa "A volta ao mundo em Arroios".

A autarquia pretende, agora, aumentar a oferta televisiva com três novos programas, que assentam na realidade desportiva de Arroios ("Arroios Desportivo"), em conteúdos sobre meteorologia e alimentação ("Borda d'Arroios") e na diferença entre a realidade e a perceção das pessoas ("Faixa escondida").

Quando o canal arrancou, a equipa que realizava os programas era composta por jovens em estágio na autarquia.

Estes foram, entretanto, contratados pela Junta, de acordo com Margarida Martins. "Temos um grupo de jovens que trabalha connosco a tempo inteiro e que, além de fazer o canal de televisão, trabalha para o Facebook, para o jornal, e para toda a área da comunicação", disse.

A autarquia investiu cerca de 50 mil euros na criação do canal e, segundo a presidente da Junta, esta é a verba que continua associada ao projeto. "Os meios já existem, não estamos a contratar mais pessoas, e também já temos todo o material técnico", assinalou.

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