Artigo

Cantora Joana Alegre vence prémio da Akademia Music Award for Best Folk

A cantora e compositora Joana Alegre venceu o prémio da Akademia Music Award for Best Folk, na categoria “cantautor”, relativamente ao mês de setembro, foi hoje divulgado.

“É um bom auspício e uma feliz ocorrência”, disse à Lusa Joana Alegre, que conta publicar o seu primeiro álbum, “Joan & the white harts”, no dia 28 de outubro, “estando em pré-venda digital a partir da próxima sexta-feira”.

O EP (“extended play”) de apresentação está disponível “online” em diferentes plataformas digitais.

Em declarações à Lusa, Joana Alegre afirmou eu foi o diretor da KMix Radio, de Los Angeles, na Califórnia, que se interessou pelo EP e a incentivou a concorrer.

A Akademia Music Award realça a “boa técnica vocal” de Joana Rios, com um voz “melodiosa e de um lirismo impossível de resistir”.

“Os seus instintos melódicos são bem articulados e assenta numa sólida formação e produção”, lê-se no certificado da instituição californiana.

Joana Alegre apresentou a concurso quatro temas, “For my country” e “Vast”, ambos com letra e música suas, “Cavalo branco”, de Manuel Alegre, seu pai, com música sua, e “Generation”, com letra sua e a música uma criação da sua banda.

A produção do EP foi de Mikel Solnado e, entre os músicos da banda, Joana Alegre citou Bernardo Fesch (diretor musical, baixo elétrico e sintetizadores) e Tomas Rosberg (guitarra), “além de várias colaborações de diferentes músicos”.

Joana Alegre compõe ao piano, à guitarra e com ukulele, e considera que, em termos musicais, “a multiculturalidade cada vez faz mais sentido”, mas realçou que, entre as canções que aprestou a concurso, constou uma em Língua Portuguesa.

A cantora e autora vai candidatar-te aos prémios anuais da Akademia Music Award for Best Folk.

Comentários