Na sexta-feira, às 21:30, atua Carla Pires, “uma das vozes do fado com um historial impressionante e um percurso singular de espetáculos no estrangeiro, com mais de 350 concertos efetuados em 21 países, com passagem por inúmeros festivais e salas emblemáticas e de prestígio, como as Óperas de Graz, na Áustria, e de Gent, na Bélgica, o DeLaMar Theater e o Concertgebouw, em Amesterdão, entre outros palcos”, segundo nota da câmara da Amadora.

Neste concerto, Carla Pires apresenta o seu novo álbum “Aqui”, editado em abril, e interpreta outros temas do seu repertório, acompanhada por Bruno Mira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na guitarra clássica, e Jorge Carreiro, no baixo.

No sábado, à mesma hora, também nos Recreios da Amadora, atua Ricardo Ribeiro, já distinguido por duas vezes com o Prémio Amália Rodrigues, e que apresenta o álbum “Hoje é assim, amanhã não sei”, editado também em abril.

Recentemente, a revista britânica Songlines apontou Ricardo Ribeiro como “a melhor voz do fado da sua geração”.

Do alinhamento do espetáculo fazem parte, entre outros temas, “Nos dias de hoje”, um original, letra e música, de Tozé Brito.

O fadista atua na Amadora, em vésperas de estrear, em novembro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, com o músico libanês Rabih Abou-Khalil e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a “Toada de Portalegre”, de José Régio.

O criador de “E nunca mais de mim” é acompanhado por Bruno Chaveiro, na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira, na viola, e Daniel Pinto, na viola-baixo.

Teresinha Landeiro, “na dianteira da mais nova geração de fadistas com sangue na guelra, atitude e força”, segundo a Câmara da Amadora, encerra estes V Encontros, no domingo às 16:00, apresentando o seu concerto “Momento zero”, que, segundo a mesma fonte, “marca uma nova etapa como fadista”.

A fadista venceu os concursos de fado amador de Odivelas e da associação ACOF-Braga fado. Em 2012, fez parte do projeto musical “Saudade no futuro”.

Teresinha Landeiro é acompanhada pelos músicos Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Daniel Pinto, na viola-baixo.

O ano passado assistiram aos quatros espetáculos dos Encontros do Fado 865 espetadores, disse à Lusa fonte da Câmara da Amadora.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.