Durante quatro dias a feira concentra centenas de editores, livreiros, autores e ilustradores de todo o mundo em torno da comercialização e divulgação do livro ilustrado para a infância e juventude. Além dos 'stands' de cada editora ou entidade promotora, há um extenso programa paralelo de debates, lançamentos, prémios e exposições.

Este ano, a DGLAB volta a estar presente com um espaço de divulgação com cerca de 70 livros ilustrados e juvenis publicados ao longo do último ano, destacando ainda as ilustrações de João Fazenda, Bernardo Carvalho e Yara Kono, distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração.

É nesse espaço que a DGLAB agiliza contactos entre editores estrangeiros e portugueses e divulga o programa de apoio à edição de ilustração e banda desenhada, criado em 2005.

Também com espaços autónomos, na feira vão estar presentes as editoras Planeta Tangerina, Pato Lógico, Orfeu Negro, Bruaá e Zero a Oito, assim como a editora espanhola Editorial Fragmenta, da portuguesa Inês Castel-Branco, e a Kalandraka.

Todos os anos, a feira acolhe ainda uma exposição internacional de ilustração, na qual têm estado presentes consecutivamente autores portugueses. Este ano, foram selecionadas as ilustradoras portuguesas Yara Kono e Marta Monteiro.

O júri da exposição escolheu Marta Monteiro pelas ilustrações para o livro "Ana de Castro Osório, a mulher que votou na literatura", escrito por Carla Maia de Almeida, e Yara Kono, pelo livro "Batata chaca-chaca".

Às duas autoras junta-se ainda a polaca Tina Siuda, a viver no Porto.

Durante a feira serão ainda anunciados os vencedores de vários prémios, entre os quais o Astrid Lindgren Memorial Award, no valor de 570 mil euros, para o qual estão nomeados o ilustrador André Letria e a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

O Prémio ALMA, criado em 2002 pelo governo da Suécia, em honra da escritora Astrid Lindgren, pretende reconhecer o trabalho de um autor, ilustrador ou organização na promoção da leitura e do livro infanto-juvenil.

Na segunda-feira serão revelados os nomeados para o prémio bienal Hans Christian Andersen 2018, apresentado como o Nobel da Literatura para a infância e juventude e que é atribuído pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY).

A Catalunha e as Ilhas Baleares, em Espanha, são os convidados de honra desta 54.ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que termina no dia 06 de abril.