“São cinco dias de música e teatro protagonizados por grupos de Espanha, Marrocos, Portugal e Itália, num evento cultural que vai invadir a cidade de Muravera, no sul da Sardenha”, revelou, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

O grupo de teatro de Idanha-a-Nova organiza um laboratório de experimentação destinado à comunidade em geral no dia 7 de setembro e, no dia seguinte, apresenta o espetáculo “À Deriva”.

O ‘workshop’ parte do contexto situacional de espaço e tempo da peça “À Deriva”, para a criação de propostas alternativas às construídas no espetáculo.

“É realizado como espaço de relação e aproximação ao objeto artístico, permitindo especular sobre outras soluções cénicas”.

“À Deriva” consiste numa adaptação livre do texto teatral “Em Alto Mar”, de Slawomir Mrozek, a partir do qual se criou uma dramaturgia própria.

É um espetáculo caracterizado pelo ‘nonsense’, pela comédia visual e física, e pela sátira implícita do sistema social e político que muitas vezes se revela absurdo e profundamente injusto.

A Ajidanha - Associação de Juventude de Idanha-a-Nova foi fundada em 1998 e promove diversas atividades culturais e oficinas, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.

Apesar disso, a face da Ajidanha tem sido o grupo de teatro, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil e Canadá.