Depois dos incêndios do mês de julho na região centro, a RTP criou uma linha solidária, cujas receitas reverteram para a Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande. Segundo o operador público, foram angariados 134.283,60 euros (sem IVA).

Em comunicado, o canal frisa que o "valor foi entregue e, em agosto, a RTP foi informada pela Santa Casa de Pedrógão Grande que o dinheiro serviu para recuperar casas de primeira habitação, nas freguesias de Vila Facaia e Graça".

"A RTP associou-se igualmente ao concerto solidário Juntos Por Todos, uma iniciativa promovida pela Sons em Trânsito  (Vasco Sacramento), cujas receitas reverteram para União das Misericórdias Portuguesas, por decisão conjunta dos organizadores e promotores do concerto solidário", explica a RTP em comunicado, adiantando que foi apurado 1.190.047 de euros.

"O dinheiro recolhido foi entregue à União das Misericórdias Portuguesas, com o objetivo de ajudar a recuperar o maior número possível de casas de habitação permanente e a fomentar apoio ao emprego na região, através de ferramentas de trabalho e equipamentos agrícolas", explica o operados público.

Em comunicado, a Sons Em Trânsito explica que "a União das Misericórdias Portuguesas está a trabalhar em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Segurança Social, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, diversas entidades privadas, e as Câmaras Municipais e Misericórdias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela para que seja possível ajudar as populações afetadas pelos incêndios florestais o mais rapidamente possível e sem a duplicação de apoios" e que, "para tal, foi criado o Grupo de Trabalho e Emergência da UMP".

"Todos os recursos angariados (financeiros e outros) nas diversas iniciativas de solidariedade social promovidas pela ou para a UMP, entre os quais as verbas angariadas pelo evento Juntos Por Todos, estão a ser canalizados prioritariamente para o apoio à recuperação de imóveis de habitação permanente das famílias e criação de condições para o fomento de emprego que contribuam, a médio prazo, para evitar a desertificação das localidades afetadas e para o desenvolvimento regional e local", esclarece a promotora do concerto solidário.

A Sons Em Trânsito avança ainda que, "para que todos possam acompanhar com rigor e transparência este processo, está a ser desenvolvida uma plataforma digital de consulta pública de todos os donativos angariados".