Os portugueses, em 2015, consumiram mais música através de serviços de streaming online, o que representa um de aumento de cerca de 60% face a 2014, revelou hoje a Associação AUDIOGEST.

"São previsões que temos, tendo em conta os levantamentos mensais, de um valor aproximado de 5,9 milhões de euros referentes a streaming, em 2015. Em 2014, o mercado registou 3,7 milhões de euros", afirmou à agência Lusa o diretor-geral da Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos (AUDIOGEST), Miguel Carretas.

Apesar de não ter ainda dados finais sobre 2015, Miguel Carretas disse que a escuta de música em streaming, através de serviços como o Spotify e o Google Play Music, "alavancou o mercado digital" em Portugal, e representa mais de trinta por cento do mercado total de música.

Ou seja, há uma mudança de comportamento dos portugueses perante o consumo de música, com maior recurso àqueles serviços e menos compras de álbuns ou músicas, seja em suporte físico, seja em suporte digital.

Sem dados oficiais de 2015, Miguel Carretas remete para as estatísticas de 2014, ano em que o mercado discográfico português - que inclui vendas de álbuns e downloads - registou vendas de 17,6 milhões de euros.

Este aumento do consumo de música em digital levou a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e a AUDIOGEST a anunciarem a criação de uma tabela que compila os artistas mais ouvidos por streaming.

A empresa Gfk, responsável por medir as audiências televisivas, irá divulgar semanalmente o top de streaming português.

Na primeira semana de 2016 - de 1 a 7 de janeiro -, as três músicas mais ouvidas nos serviços de streaming em Portugal foram "Sorry", "Love yourself" e "What do you mean?", todas do cantor norte-americano Justin Bieber.

Esta tabela reúne dados da Apple, Google, Napster, Spotify e Xbox, plataformas de serviços de streaming que estão licenciadas para Portugal.

A partir deste ano, a AFP também apresentará uma tabela dedicada às canções mais ouvidas e compradas apenas pela Internet.

A primeira tabela de 2016 conta com "Sorry" e "What do you mean?", de Bieber, e "Hello", da cantora britânica Adele. Segundo a AFP, o álbum novo de Adele, "25", liderou naquela semana as preferências de compras de discos dos portugueses.