A data criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) foi assinalada pela primeira vez em 2012 para lembrar a importância do jazz e “o seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do globo”, como se lê na página oficial do Dia Internacional do Jazz.

Havana, em Cuba, é hoje a cidade anfitriã da iniciativa e, por isso, irá acolher o espetáculo All-Star Global, que irá juntar em palco mais de 50 músicos de jazz de renome internacional, entre os quais Herbie Hancock, Ivan Lins, Esperanza Spalding e Kurt Elling.

O pianista e compositor norte-americano Herbie Hancock, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, recordou na quarta-feira em Havana que o jazz serve de “ponte para unir culturas”, além de “fomentar o diálogo, a cooperação e criar uma coexistência pacífica”.

À semelhança do que se tem passado ao longo da semana em Cuba, para promover o Dia Internacional de Jazz há concertos, organizados por escolas grupos e músicos individuais, um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal.

O Hot Clube de Portugal (HCP), em Lisboa, assinala a data com uma festa dentro e fora de portas, na praça da Alegria onde o clube está sedeado. Assim, a partir das 15:00 haverá concertos dentro do clube e apresentações de alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas/HCP no jardim. No local estarão à venda discos da recém-criada etiqueta discográfica @Hotclube.

Em Oeiras, está marcado um concerto do Mário Laginha Trio - Mário Laginha (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) – no Auditório Municipal Eunice Muñoz.

Para o Jazz ao Centro Clube, 30 de abril é também o dia em foi constituído como associação sem fins lucrativos, em 2003, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado com o Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra.

Este ano, para celebrar o seu 14.º aniversário e o Dia Internacional do Jazz, o Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube “leva o Jazz à rua, ao encontro de todos, e entre sexta-feira e [hoje] fará um périplo entre a Baixa de Coimbra e as Freguesias de Coimbra”, em parceria com o Conservatório de Música de Coimbra e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.

Já o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, recebe hoje o segundo dia do Jazz 24 - Ciclo de Jazz António Lamoso, com a atuação do Miguel Ângelo Quarteto.