O Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de abril, na sexta-feira, vai ser marcado pela estreia de novas peças dos coreógrafos Rui Horta e Olga Roriz, além de espetáculos, aulas e workshops por todo o país.

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.

Na sexta-feira, estreiam-se, no país, peças de dois destacados coreógrafos portugueses: Rui Horta apresenta a sua versão do clássico "Romeu e Julieta", com música de Bruno Pernadas, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no Teatro Camões, em Lisboa, às 21:00; e Olga Roriz, "Antes que matem os Elefantes", centrada na guerra, pela companhia em nome próprio, às 22:00, no Centro Cultural de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Nesse dia, no Barreiro, é apresentado, pela companhia Quorum Ballet, o bailado “Correr o Fado”, que pretende quebrar com a tradicional forma de ver, ouvir e sentir o Fado. A apresentação realiza-se às 21:30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Também a 29 de abril, arranca o ÁfricAdançar, a 9.ª edição do Campeonato Internacional de Kizomba, que se prolonga até 01 de maio, no Salão Preto e Prata, do Casino Estoril.

No dia seguinte, em Sintra, tem início da 5.ª edição do Festival Corpo - Encontro Internacional de Dança, que irá decorrer até domingo, na Quinta da Ribafria, onde o público poderá assistir a mostras de dança, 'workshops' e terapias para o corpo, assistir a espetáculos, participar em diferentes aulas ou visitar o centro de exposições.

Estarão em foco vários estilos de dança, como hip-hop, indie fusion, oriental, africana, cigana e flamenco, contemporânea e clássica, entre outras.

No âmbito do Dia Mundial da Dança, a Câmara Municipal de Abrantes também promove um conjunto de iniciativas comemorativas, ao longo do mês de abril, que culminam na sexta-feira com a apresentação, no Cineteatro S. Pedro, pelas 21:30, pela Companhia Paulo Ribeiro, do espetáculo “Dueto com Cinema”.

Em Faro, a efeméride vai ser assinalada na sexta-feira, no Teatro Lethes, às 21:30, com um espetáculo de dança contemporânea, intitulado "Passeio sem Mapa", por Filipa Rodriguez, em parceria com a associação Curiosaplauso.

Com coreografia de Filipa Rodriguez, o espetáculo tem interpretação da criadora e de Maria Ramos, Gaziela Costa e de alunos de dança do Teatro Lethes.

Por todo o país, grupos de dança, escolas e associações realizam espetáculos e workshops para o público em geral, com o objetivo de festejar uma arte cuja universalidade é destacada pelas instituições internacionais.