O lançamento da obra está agendado para este sábado, altura em que vão ser assinaladas as comemorações dos 200 anos do nascimento de José Rodrigues Maio, vulgo Cego do Maio, que, durante a sua vida, salvou do mar centenas de pescadores em perigo.

Em 2005, Manuela Costa Ribeiro já tinha escrito um livro sobre esta personalidade da Póvoa de Varzim, de onde é natural, mas decidiu agora recuperar e rever os textos, desta feita enriquecidos com as ilustrações de Alex Gozblau.

"Como já quase tudo estava escrito sobre a história do Cego do Maio, decidi contar a história, ficcionada, do seu nascimento. Achei que sendo um herói deveria nascer num dia em que a situação no mar para os pescadores estaria muito complicada, sendo esse o ponto de partida", partilhou à Lusa a escritora.

Manuela Costa Ribeiro não considera que o seu livro "seja apenas para crianças", apontando os "adultos vão gostar de [o] contar às crianças e que estas, quando apreenderem a ler, vão também usufrui-lo, pois sempre que for folheado permitirá experiências diferentes".

Apesar de o livro se centrar numa personagem com uma maior ligação às gentes da Póvoa de Varzim, a escritora lembra que a história "não foi pensada com um cariz regional, mas sim com uma abrangência nacional, com aventuras que cativem toda a gente".

"O próprio Alex [Gozblau] fez as ilustrações não conhecendo a personagem, a cidade e a sua história. O que queríamos era dar-lhe um caráter épico, de alguém que salvou mesmo muito a gente de morrer no mar", completou.

O livro "Cego do Maio e o Mar", de Manuela Costa Ribeiro, será apresentado este sábado, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, ao final da tarde.

Antes será inaugurada uma exposição alusiva à história marítima do concelho e, mais concretamente, à vida de Cego do Maio, assim como uma conferência subordinada ao tema "A Salvaguarda da Vida Humana no Mar".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.