O objetivo é reproduzir o ambiente lisboeta do fado, não só através do cenário em palco e da música ao vivo, mas promovendo também a degustação de gastronomia portuguesa, como petiscos, vinho e outras bebidas, café e pasteis de nata.

Os espectadores que quiserem ter uma experiência mais próxima terão oportunidade de sentar-se nas mesas da casa de fados recriada em cena e após a representação poderão conhecer os intérpretes.

O objetivo é, nas palavras dos promotores, "proporcionar uma sinestesia portuguesa: ver Portugal, ouvir Portugal, provar Portugal, sentir Portugal".

O musical está a ser escrito por Tiago Torres da Silva e será encenado por Matilde Trocado, contando no elenco com a atriz e cantora Madalena Alberto, os fadistas Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto e os músicos Luis Roquette, Dinis Lavos e Francisco Gaspar.

As primeiras atuações estão agendadas para os dias 13 e 14 de Junho de 2016, no Village Underground, um espaço de concertos, estando prevista uma digressão com escala em Paris, Genebra e Luxemburgo.

A ideia partiu de Manuel Marçal, fundador da Fatum, uma promotora de eventos ligados ao fado, incluindo experiências para turistas em casas de fado em Lisboa que envolveem jantar e convívio com fadistas.

"Queria explicar o fado aos estrangeiros - fazer o que faço na empresa, mas em modo grande. Mas, para pôr isto numa maneira mais simpática de se assistir, tínhamos de dramatizar um pouco e encená-la de outra forma", afirmou à agência Lusa em Londres, onde decorreu uma apresentação do espectáculo, na quinta-feira, na embaixada de Portugal.

O projeto chegou a estar programado para abril e foi lançada uma campanha de financiamento coletivo na Internet para angariar 15 mil libras (19 mil euros), que não atingiu o objetivo.

"Foi falta de preparação, não tínhamos noção da forma como isto ia crescer. Agora estamos muito mais sólidos", garantiu a produtora Sofia Noronha.

O espetáculo angariou patrocinadores e parceiros, como o Museu do Fado, um importador de vinhos, um estabelecimento londrino de café e pastéis de nata, um restaurante e um banco português, alguns dos quais terão espaços de venda nas galerias da sala.

Após a estreia em Londres e a digressão por França, Luxemburgo e Suíça, o projeto tem convites para mais apresentações em cidades no Reino Unido, Brasil e China.